Pessoas que usam drogas ainda estão sendo deixadas para trás

Enquanto a incidência de infecção pelo HIV em todo o mundo para todas as idades diminuiu em 22% entre 2011 e 2017, as infecções por HIV entre pessoas que usam drogas injetáveis ​​parecem estar aumentando. A incidência do HIV—o número de novas infecções entre uma população mais suscetível durante um certo tempo—entre pessoas que usam drogas injetáveis ​​subiu de uma estimativa de 1,2% em 2011 para 1,4% em 2017.

Há evidências convincentes e abrangentes de que a redução de danos— incluindo terapia de substituição de opiáceos e programas de agulhas e seringas—previne infecções por HIV entre pessoas que usam drogas injetáveis. No entanto, leis discriminatórias, o estigma generalizado, a discriminação e violência, dificultam o acesso a serviços de saúde e redução de danos.

Em seu novo relatório, Saúde, direitos e drogas: redução de danos, descriminalização e zero discriminação para pessoas que usam drogas, UNAIDS delineou um conjunto de recomendações que os países podem adotar para uma resposta ao uso de drogas com uma abordagem voltada à saúde pública e direitos humanos.

Verified by MonsterInsights