ONU e União Africana trabalham em conjunto rumo ao desenvolvimento sustentável

“Não podemos alcançar o desenvolvimento sustentável sem manter a paz. Tampouco podemos construir um futuro seguro para todos sem abordar as causas profundas de nossos conflitos e vulnerabilidades”, disse Amina Mohammed, Vice-Secretária-Geral das Nações Unidas.

Mohammed estava falando em Marraquexe, no Marrocos, na 20ª sessão do Mecanismo de Coordenação Regional para a África (RCM–África) ―um órgão conjunto das Nações Unidas e da União Africana que apoia o desenvolvimento na África.

“A Organização das Nações Unidas está trabalhando com a União Africana para tirar as pessoas de baixo da linha da pobreza, levar energia para a porta das 500 milhões de pessoas sem eletricidade e conseguir os US$ 60 bilhões necessários para empoderar as mulheres africanas”, disse Vera Songwe, Secretária Executiva da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África.

A Comissária de Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da União Africana, Sarah Anyang Agbor, encorajou os participantes a “Viver pela filosofia Ubuntu. É minha, sua, nossa responsabilidade fortalecer a colaboração para reformas.”

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, co-presidiu um painel com Anyang Agbor durante a RCM–África. Durante a reunião, intitulada “Ampliando as soluções duráveis, incluindo a abordagem ao deslocamento forçado―nexo de desenvolvimento”, os participantes apontaram que mais de um terço das pessoas deslocadas no mundo está na África. Os participantes concordaram com a necessidade de entender e abordar as raízes do deslocamento forçado e trabalhar para quebrar o ciclo de vulnerabilidades. Sidibé enfatizou que fomentar sociedades resilientes significa, primeiramente, enfrentar o desafio da desigualdade de renda.

A sessão RCM-África foi realizada em 23 e 24 de março.

Verified by MonsterInsights