Conheça ‘Marlo’, uma fonte de informações sobre HIV na Indonésia

Discussões sobre sexo e HIV na Indonésia ainda são um grande tabu e as informações disponíveis são limitadas, pouco claras, de difícil compreensão e contraditórias. É por isso que muitos jovens estão se voltando para novas plataformas de tecnologia para buscar respostas a questões que afetam sua saúde e bem-estar.

Numa tentativa de melhorar a qualidade das informações fornecidas aos jovens, o Escritório do UNAIDS na Indonésia desenvolveu o Tanya Marlo, ou Pergunte ao Marlo (na tradução livre ao português), um chatbot alimentado por inteligência artificial e projetado para ser a fonte de todas as dúvidas relacionadas ao HIV.

Marlo é um personagem que fornece informações básicas sobre HIV por meio de conteúdos amigáveis, como infográficos, questionários e FAQs (perguntas freqüentes). Com apenas alguns toques, os usuários do Pergunte ao Marlo também podem agendar consultas de testagem para o HIV nos serviços de saúde em toda Jacarta, na Indonésia. Os jovens que procuram um bate-papo mais aprofundado são conectados a conselheiros reais, que estão de prontidão para conversar, orientar e encaminhar para serviços especializados. Os conselheiros recebem muitas perguntas sobre como ter acesso aos serviços de HIV e o tratamento para o vírus.

“Muitas pessoas, particularmente jovens, em Jacarta, ainda não conhecem informações básicas sobre HIV. Espero que, como conselheiro do Marlo, eu possa mudar isso”, disse um dos participantes.

O chatbot está integrado ao aplicativo de mensagens LINE. Usuários que desejam conversar com Marlo podem simplesmente adicionar @tanyamarlo no LINE e começar a conversar. A Indonésia é um dos principais mercados do aplicativo LINE, que tem cerca de 90 milhões de usuários. Cerca de 80% de seus usuários são jovens, muitos dos quais usam o LINE Today para obter notícias e informações e para fazer compras.

Desde o lançamento em 1º de dezembro de 2018, o número de usuários do Pergunte ao Marlo aumentou, alcançando quase 3.000 seguidores no final de março. Os comentários no aplicativo mostram como o serviço é importante e necessário para os jovens.

Ao conhecer o aplicativo, um jovem formado em psicologia pela Universidade da Indonésia disse: “É tão bom para os jovens! Meus amigos e eu usamos muito o LINE, então esta é a plataforma perfeita para o Pergunte ao Marlo. Estou surpreso que um chatbot possa ser usado para ensinar sobre coisas tão complexas como o HIV.” Um estudante universitário da Universidade Atma Jaya gosta do anonimato fornecido pelo aplicativo. “Com o app, não temos vergonha de tirar qualquer dúvida relacionada ao HIV.”

Estudantes universitários, jovens profissionais, comunidades, ativistas da sociedade civil e o Ministério da Saúde endossaram o chatbot. Além de estudantes e jovens, vários influenciadores digitais e youtubers também aprovaram a iniciativa, o que ajudou a promover o chatbot para um público mais amplo. A ideia é expandir para oferecer testes em outras grandes cidades da Indonésia.

Verified by MonsterInsights