Cleiton Euzébio de Lima assume como Diretor Interino do UNAIDS no Brasil

A partir desta quinta-feira, 14 de março, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) está sob a coordenação do Assessor para Apoio Comunitário do UNAIDS, Cleiton Euzébio de Lima. Ele assume a função de Diretor Interino após a saída de Georgiana Braga-Orillard, que esteve à frente do Escritório do UNAIDS no Brasil de 2013 a 2019 e deixou o país para assumir o posto de Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em El Salvador.

Cleiton tem mais de dez anos de experiência com a resposta ao HIV no Brasil, tendo trabalhado com foco em prevenção e promoção da saúde e dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e das populações mais vulneráveis ao vírus. Ele faz parte da equipe do UNAIDS no Brasil desde 2014, quando assumiu a função de Assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede, atualmente denominada de Assessor para Apoio Comunitário.

“A equipe do UNAIDS é extremamente grata pelo trabalho realizado por Georgiana ao longo destes últimos 18 anos, cinco deles como Diretora do Escritório da organização no Brasil. Desejamos a ela muito sucesso na nova empreitada”, disse ele. “Daremos continuidade a esse trabalho tão importante porque sabemos que ainda temos muitos desafios diante de nós e, para isso, seguiremos trabalhando com nossos parceiros do governo, sociedade civil, academia, Nações Unidas e setor privado para acelerar a resposta à epidemia, com foco nas populações mais vulneráveis e nas pessoas vivendo com HIV.”

Antes do UNAIDS, Cleiton trabalhou como ponto focal para HIV em outros organismos do Sistema ONU no Brasil, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entre 2012 e 2014, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas (UNODC), entre 2010 e 2012 e o então Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), atualmente conhecido como ONU Mulheres), entre 2008 e 2010.

Ele é Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e tem graduação em Ciência Política também pela UnB.

Verified by MonsterInsights