Cuidados relacionados à AIDS no deserto da Califórnia

Palm Springs, no sul do deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, é bem conhecida por suas fontes termais, hotéis elegantes e campos de golfe. Playground para os ricos e famosos, as celebridades se aglomeraram nesta região desde a década de 1920.

Palm Springs também abriga uma considerável comunidade de pessoas vivendo com HIV, especialmente homens gays, muitos dos quais com mais de 50 anos e cada um com suas próprias necessidades específicas sociais e de saúde.

O lugar para o qual muitos buscam apoio é o Desert AIDS Project, um centro de atenção primária que oferece serviços de saúde especializados para pessoas vivendo com HIV ou afetadas pelo vírus. Criado por um grupo de voluntários da comunidade em 1984, o Desert AIDS Project tem sido o principal recurso de saúde e bem-estar sem fins lucrativos do Coachella Valley para pessoas da comunidade ligada ao HIV nos últimos 35 anos.

“Minha visão é um centro de saúde abrangente de HIV e cuidados primários com serviços integrados para todas as pessoas, independentemente de sua capacidade de pagamento. Acreditamos que cuidar das necessidades humanitárias básicas constrói a base de nossa abordagem holística para os cuidados relacionados à saúde”, disse David Morris, Diretor Médico Chefe do Desert AIDS Project.

Hoje, mais de 400 voluntários trabalham no projeto, que atualmente conta com cerca de 4 mil clientes inscritos em seus cuidados, metade dos quais são afetados pelo HIV. Uma média de 30 a 40 novos clientes adicionais se registra a cada mês. Além do atendimento ao HIV, a equipe e os voluntários oferecem serviços de odontologia, saúde mental e serviços sociais. Eles também oferecem testes de HIV gratuitos e confidenciais, sete dias por semana, em alguns locais da região.

“Unir o Desert AIDS Project com o UNAIDS— local e globalmente—permite-nos compartilhar estratégias, experiências e resultados e também mostra como programas e serviços de HIV inovadores e abrangentes no Coachella Valley podem servir como modelo em todos os lugares”, disse Bertil Lindblad, membro do Conselho de Administração do Projeto Desert AIDS.

O Desert AIDS Project tornou-se conhecido e respeitado por sua política de prestação de serviços a todas as pessoas em Palm Springs, incluindo as mais marginalizadas. Ele oferece muitos serviços de saúde gratuitos ou de baixo custo e opera 80 unidades habitacionais de comunidade acessíveis para pessoas carentes. Uma longa lista de espera por moradia provocou recentemente um esforço de expansão das unidades habitacionais.

“Enquanto muitos estão falando sobre o fim da AIDS, o Projeto AIDS do Deserto está inovando, colaborando e trabalhando todos os dias para chegar lá”, disse Marsha Martin, delegada do Conselho Norte-Americano de Coordenação do Programa UNAIDS para 2017 e 2018.

No dia 8 de fevereiro, a Diretora Executiva Adjunta, Gestão e Governança da UNAIDS, Gunilla Carlsson, foi convidada a visitar o Desert AIDS Project para conhecer, em primeira mão, como o centro atende às necessidades de cuidados de saúde da comunidade relacionada ao HIV e pessoas em risco de infecção pelo vírus.

“O Projeto Desert AIDS é um exemplo de como uma abordagem holística de assistência à saúde e ação comunitária se traduz em resultados. Evoluiu de um grupo de voluntários fornecendo serviços de HIV para um real provedor de saúde. Seu sucesso mostra o que pode ser feito quando colocamos nossas mentes nisso ”, disse Gunilla.

Verified by MonsterInsights