Novo compromisso com a atenção primária à saúde

Países reafirmaram o direito fundamental de todo ser humano ao mais alto padrão de saúde e comprometeram-se a fortalecer os serviços de atenção primária à saúde na Conferência Global de Atenção Primária à Saúde. A Declaração de Astana, aprovada por unanimidade na conferência por todos os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde, faz promessas em quatro áreas-chave: fazer escolhas políticas ambiciosas para a saúde em todos os setores; construir cuidados de saúde primários sustentáveis; capacitar indivíduos e comunidades; e alinhar o apoio das partes interessadas às políticas, estratégias e planos nacionais.

O HIV afeta desproporcionalmente populações que são marginalizadas, estigmatizadas, discriminadas e criminalizadas em muitos países. O novo compromisso com a atenção primária à saúde representa uma oportunidade atual e única para intensificar os esforços de abordagem das muitas barreiras que essas populações enfrentam no acesso ao HIV e aos serviços de atenção primária à saúde. Abordar essas barreiras exige ter a coragem de responder a questões que são frequentemente consideradas sensíveis ou tabu—em torno de gênero, sexualidade, identidade, exclusão e poder.

“O UNAIDS tem orgulho de liderar o engajamento da comunidade e da sociedade civil, como parte de nossa contribuição ao Plano de Ação Global para Vidas Saudáveis e Bem-Estar para Todos. Somente com o fim do isolamento da AIDS poderemos salvar vidas holisticamente, e não de doença a doença, questão a questão,” disse Vinay P. Saldanha, Diretor da Equipe Regional para a Europa Oriental e Ásia Central do UNAIDS.

A contribuição do UNAIDS ao evento A resposta à AIDS e cuidados primários de saúde: conexões e oportunidades (disponível em inglês), apresenta exemplos de como integrar os serviços de HIV aos cuidados de saúde primários e, inversamente, como usar a resposta à AIDS para alavancar ainda mais os cuidados de saúde primários. O documento apela para que seja dada uma atenção urgente às causas estruturais e profundas da precarização da saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos, que devem estar no centro dos cuidados primários de saúde.

A Conferência Global de Atenção Primária à Saúde foi realizada em Astana, Cazaquistão, nos dias 25 e 26 de outubro.

Verified by MonsterInsights