UNAIDS é reconhecido por cumprir todas as metas da ONU para igualdade de gênero e empoderamento das mulheres

Pelo segundo ano consecutivo, o UNAIDS foi reconhecido por cumprir todos os indicadores de desempenho do Plano de Ação para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, conhecido pela sigla em inglês UN-SWAP. O UNAIDS foi o primeiro organismo das Nações Unidas a alcançar, e até mesmo superar alguns dos indicadores, e continua a ser o único até o momento.

Em uma carta escrita por Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres, e enviada ao Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, ela parabeniza o UNAIDS por alcançar a igualdade de gênero nas categorias de contrato Profissional (P) e acima, assim como por ter incorporado metas de igualdade de gênero no trabalho e metas de aprendizagem em suas ferramentas de gerenciamento de desempenho.

Desde o início do UN-SWAP em 2012, o UNAIDS tem demonstrado progresso contínuo e permanece comprometida em continuar melhorando sua pontuação dentro deste marco de igualdade de gênero das Nações Unidas.

Em junho deste ano, o Secretariado do UNAIDS lançou o Plano de Ação sobre Gênero 2018–2023, no qual estabelece uma série de metas que ajudarão a garantir que a instituição sustente estas conquistas e possa avançar em seu compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho.

As metas incluem:

  • Meta 1: paridade de gênero de 50=50 em todos os níveis e categorias da equipe.
  • Meta 2: 100% da equipe, em todos os níveis, deve definir um objetivo de trabalho e aprendizado sobre gênero.
  • Meta 3: 100% das funcionárias mulheres elegíveis devem participar do Programa de Liderança para Mulheres e 100% dos funcionários elegíveis do UNAIDS devem participar do Programa de Mentoria para Mulheres.
  • Meta 4: 100% de cumprimento do marco 2.0 do plano UN-SWAP.

O UN-SWAP é uma estrutura de prestação de contas de todo o sistema das Nações Unidas, projetada para medir, monitorar e impulsionar o progresso rumo a um conjunto comum de padrões para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

CITAÇÕES

“O UNAIDS se orgulha de estar, não apenas em conformidade com o Plano de Ação para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, mas também de continuar melhorando ano após ano. Temos o compromisso de construir uma organização onde a igualdade de gênero esteja no centro do que fazemos e de como operamos, e o UN-SWAP está nos ajudando a fazer isso, oferecendo indicadores concretos ”.

MICHEL SIDIBÉ, DIRETOR EXECUTIVO, UNAIDS

Verified by MonsterInsights