Sistemas educacionais são inclusivos para a população LGBTI+? Participe da pesquisa

As opiniões de jovens gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e intersexo serão coletadas por meio de uma consulta online conduzida pela organização MAG Jeunes LGBTI+, com apoio de uma campanha nas redes sociais liderada pela UNESCO.

Os resultados da pesquisa serão apresentados durante a 2ª Conferência Bienal da Coalizão de Direitos Iguais (Equal Rights Coalition – ERC), que acontece em agosto de 2018 em Vancouver, no Canadá. A ERC é uma coalizão intergovernamental de 39 países que defende os direitos humanos de pessoas LGBTI+ e promove o desenvolvimento em países-membros e não membros.

“Nós sabemos que uma parcela significativa de estudantes LGBTI+ passa por experiências violentas de homofobia e transfobia nas escolas, com um predomínio muito maior do que seus colegas que não são LGBTI+. Eles estão mais propensos a não se sentir seguros nas escolas, a faltar às aulas, ou até mesmo a abandonar a escola, o que impacta negativamente em sua educação, suas perspectivas de emprego e seu bem-estar”, diz Cristophe Cornu, especialista de programa sênior e líder de equipe na seção de Saúde e Educação da UNESCO.

“Por meio dessa consulta global, esperamos aprender mais sobre essas experiências e, com isso, apoiar os Estados-membros a oferecer ambientes educacionais seguros e inclusivos para todos todos os seus estudantes. Isso é fundamental para a aprendizagem efetiva, para o cumprimento dos compromissos relativos a direitos humanos, incluindo o direito à educação e outros direitos das crianças, e para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 4”.

A consulta online organizada pela MAG Jeunes LGBTI+ poderá ser respondida até o dia 18/07/2018. Clique aqui para responder ao questionário em português.

Fonte: UNESCO no Brasil

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