Comunidades religiosas que constroem pontes

Fé que Constrói Pontes (Faith Building Bridges), o evento inter-religioso parte da Pré-conferência realizada antes da Conferência Internacional de AIDS, terminou em 22 de julho. Os participantes se uniram em uma só voz para exigir que o mundo se comprometa em acabar com a AIDS e que os líderes mundiais tomem medidas fortes agora e no futuro para garantir o fim da epidemia de AIDS.

Cerca de 150 representantes de organizações religiosas, líderes religiosos, prestadores de serviços de saúde, ativistas, políticos e outras partes interessadas participaram da Fé que Constrói Pontes, convocada pelo Conselho Mundial de IgrejasAliança Ecumênica de Advocacia. As sessões incluíram a migração e como isso aumenta o risco de infecção pelo HIV, o papel dos grupos religiosos na erradicação da TB e como as comunidades religiosas podem apoiar estrategicamente as crianças e adolescentes vivendo com o HIV.

No encerramento da Fé que Constrói Pontes, as atividades religiosas foram transferidas para a área inter-religiosa na Vila Global, onde o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, teve um diálogo vigoroso com os líderes religiosos, no dia 24 de julho. Ele focou no papel crítico das comunidades religiosas como defensoras da justiça social para ajudar a eliminar o estigma e a discriminação relacionados ao HIV.

Homenageando amigos que morreram de causas relacionadas à AIDS e expressando esperança e solidariedade, pessoas de diversas religiões se reuniram em uma oração inter-religiosa, em 23 de julho, no Keizersgrachtkerk em Amsterdã.

Pessoas de fé marcharam acompanhadas de outros delegados da conferência do serviço de oração inter-religiosa, até a Conferência Internacional de AIDS, expressando solidariedade e compromisso com a resposta global ao HIV.

A área inter-religiosa na Vila Global incluirá eventos com foco na importância da liderança religiosa na promoção do teste de HIV, teste e tratamento de HIV para crianças e adolescentes, abordando a co-infecção tuberculose e HIV e o fortalecimento das respostas inter-religiosas ao HIV.


CITAÇÕES

“Ninguém pode nos ajudar mais do que a igreja a superar o estigma. Este é o seu terreno natural, lutando pela justiça social. ”
MICHEL SIDIBÉ DIRETOR EXECUTIVO DO UNAIDS

“A esperança deve ser vista como um direito humano no nosso mundo hoje.”
MARZOUK AULAD ABDELLAH IMAM

“Estamos aqui na Conferência Internacional de AIDS e chegamos como aqueles carregando uma bandeira de esperança e uma bandeira de possibilidade para todos no mundo.”
EDWIN SANDERS IGREJA METROPOLITANA INTERDENOMINACIONAL, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

“Temos a oportunidade de continuar o impacto transformador da fé. A diversidade tem que informar nosso debate e nossas ações.
AZZA KARAM CONSULTOR SÊNIOR, FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Verified by MonsterInsights