Novo portal do UNAIDS reforça compromisso com prestação de contas e transparência

O UNAIDS lançou um portal de transparência renovado, no endereço open.unaids.org, que apresenta dados atuais sobre como o UNAIDS está trabalhando para acabar com a epidemia de AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

O portal apresenta resultados conjuntos, informações nacionais, relatórios financeiros, contribuições de doadores, indicadores de tendências e informações detalhadas sobre as conquistas dos copatrocinadores do UNAIDS.

“Este portal faz parte de nossos esforços coletivos para garantir o fortalecimento de nossa transparência, responsabilização, prestação de contas e comunicação sobre como trabalhamos e o que alcançamos. Ele fornece aos Estados-membros, doadores, parceiros e funcionários um recurso excelente e altamente acessível,” afirma Gunilla Carlsson, Diretora Executiva Adjunta do UNAIDS.

O portal de transparência do UNAIDS apresenta pela primeira vez como o UNAIDS está trabalhando com a Iniciativa Internacional de Transparência em Cooperação (IATI). O UNAIDS tornou-se um publicador da IATI no final de 2016 e, desde então, tem publicado detalhes de informações financeiras e de programas em formato padronizado no registro da IATI regularmente.

O compromisso do UNAIDS em ser aberto e transparente foi demonstrado por esforços para compartilhar dados programáticos e financeiros com o público desde 2014, quando o portal de transparência foi lançado no primeiro diálogo sobre financiamento do UNAIDS. Desde então, o portal apresentou todas as informações sobre desempenho e relatórios financeiros compartilhados anualmente com a Junta de Coordenação do Programa. A adoção do padrão IATI—um formato e um quadro para publicação de dados—foi outro passo importante para garantir que os dados estejam acessíveis e disponíveis para todos.

O portal pode ser acessado em open.unaids.org.

Verified by MonsterInsights