Celebrando a vida de Calle Almedal

O UNAIDS presta aqui uma homenagem à vida e ao trabalho de Calle Almedal, Assessor Sênior do UNAIDS em Parcerias com a Sociedade Civil e Organizações Religiosas de 1997 a 2007. Ele nasceu na Suécia em 1945 e faleceu em 7 de junho de 2018, após uma longa batalha contra o câncer.

“Calle Almedal era um excelente profissional, um ativista apaixonado, além de um amigo pessoal e colega. Seu legado vive tanto na vida das pessoas de fé quanto daquelas sem crença em todos os cantos do mundo,” disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

Almedal foi pioneiro no trabalho do UNAIDS com uma ampla gama de grupos da sociedade civil. Por meio do seu trabalho, forjaram-se parcerias novas e inovadoras que ajudaram no desenovlvimento das capacidades de parceiros na resposta à epidemia do HIV. Por exemplo, ele intermediou uma parceria entre a Federação das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) e a Rede Global de Pessoas Vivendo com o HIV. Como resultado, os escritórios da IFRC passaram a oferecer espaço para redes nacionais recém-formadas de pessoas vivendo com HIV.

Seu trabalho ficou mais conhecido entre comunidades religiosas. Ele promoveu o conceito de igrejas qualificadas para lidar com a AIDS e foi um apaixonado defensor dos direitos humanos e da justiça para as pessoas que vivem com HIV. Ele também defendeu os direitos das pessoas à margem da sociedade, particularmente aquelas excluídas pelas comunidades religiosas.

Como uma pessoa de fé, Almedal desafiou as comunidades de fé para que, antes de abordarem questões de fora de seus círculos, enfrentassem, dentro de suas próprias comunidades religiosas, questões que colocam as pessoas sob risco de contrair HIV. Sem esse trabalho de busca interna, ele explicou que as igrejas perderiam sua credibilidade—ele deu o mesmo desafio ao UNAIDS.

Ele trabalhou de uma forma que atraía as pessoas para ele. Era conhecido por sua perspicácia, senso de humor aguçado e visão crítica afiada—uma combinação de qualidades que, junto com sua dedicação, paixão e determinação, tornaram seu trabalho tão bem-sucedido na área de parcerias.

Almedal foi treinado em enfermagem e saúde pública e teologia. Antes de ingressar no UNAIDS, ele serviu no Líbano, na República Democrática Popular do Laos, em Moçambique, na Tailândia e no Iêmen com a Cruz Vermelha Norueguesa.

Verified by MonsterInsights