IDAHOT2018: UNAIDS pede por parcerias fortalecidas para garantir que ninguém seja deixado para trás

No Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT), o UNAIDS pede por parcerias fortalecidas para apoiar lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e intersexuais (LGBTI+) e suas famílias, vivendo com HIV ou enfrentando discriminação. 

 “O estigma, a discriminação e a violência social e física contra as minorias sexuais e de gênero impedem que essas pessoas acessem os serviços de saúde”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS. “Todas as pessoas têm direito à saúde, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero. Para isso, precisamos de zero discriminação para todos, em todos os lugares.” 

Homens gays e outros homens que fazem sexo com homens e mulheres trans estão entre as populações mais afetadas pelo HIV em todo o mundo. 

Mais de 40% dos países criminalizam relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. A criminalização com base em gênero ou orientação sexual leva as pessoas à clandestinidade e para fora do alcance dos serviços sociais e de saúde essenciais, tornando-as vulneráveis ​​a problemas de saúde e falta de moradia. 

Para acabar com a AIDS, é essencial assegurar que as pessoas possam acessar as tecnologias de prevenção do HIV, incluindo preservativos e PrEP, e tratamento e cuidados relacionados ao HIV livres de discriminação. A ONU Mulheres, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o UNAIDS estão trabalhando com a Rede Global de Pessoas Vivendo com o HIV para acabar com todas as formas de estigma e discriminação relacionados ao HIV. A iniciativa irá exigir apoio multissetorial rápido e liderança da sociedade civil e contribuirá para cumprir os compromissos no tempo determinado para os Estados-membros das Nações Unidas alcançarem o fim da AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. 

Aumentar o compromisso político e os investimentos em saúde e bem-estar das pessoas mais vulneráveis ​​da sociedade irá ajudar a garantir que ninguém seja deixado para trás. 

 

O IDAHOT é uma celebração mundial da diversidade sexual e de gênero e é celebrado anualmente em 17 de maio. O tema deste ano é alianças de solidariedade para trazer respeito às pessoas LGBTI+ e suas famílias. 

Verified by MonsterInsights