UNAIDS e PNUD renovam compromisso com Ministério da Saúde pela redução do estigma e da discriminação contra pessoas vivendo com HIV

Pesquisas têm mostrado que o estigma e a discriminação estão entre os principais obstáculos para prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV. A discriminação pode gerar violência e afasta as pessoas de serviços, inclusive os de saúde. Estudos indicam também que o medo de ser discriminado desencoraja pessoas que vivem com o HIV a revelar sua sorologia, além de prejudicar o acesso e a adesão ao tratamento.

É nesse contexto que o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e o PNUD renovam seu compromisso pela redução do estigma e da discriminação contra pessoas que vivem com HIV e aquelas mais vulneráveis à epidemia.

A parceria UNAIDS-PNUD faz parte do acordo de cooperação com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, um acordo essencial para o desenvolvimento de estratégias de apoio ao trabalho da sociedade civil e governos—nas esferas federal, estadual e municipal—, na promoção dos direitos humanos e dos direitos das pessoas mais vulneráveis à epidemia de AIDS.

A parceria envolve também a conscientização e a capacitação de jovens de populações vulneráveis sobre direitos humanos e liderança, como foco no princípio de Zero Discriminação, do UNAIDS. Inclui ainda o desenvolvimento de estratégia mais ampla de comunicação voltada para a redução do estigma e da discriminação contra populações específicas e pessoas vivendo com HIV. A identificação e a disseminação de boas práticas na resposta ao HIV também fazem parte da proposta.

A parceria com o DIAHV e a ação conjunta entre os dois organismos da ONU foi renovada em dezembro último para reforçar a Agenda para Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

“O PNUD é um dos copatrocinadores do UNAIDS responsável por avançar a agenda de direitos das pessoas vivendo com HIV e populações vulneráveis, e essa parceria envolvendo o PNUD, UNAIDS e Ministério da Saúde nos permitiu avançar bastante nessa agenda aqui no país”, explica a diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard. “Para o biênio 2018-2019, essa parceria nos permitiu mobilizar mais recursos para o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia concreta de Zero Discriminação nos serviços de saúde no Brasil.”

“O PNUD e UNAIDS unem esforços para trabalharem juntos com os governos, a sociedade civil, o Fundo Global de Luta contra a AIDS para eliminar o estigma e a discriminação associados ao HIV, que muitas vezes impedem as pessoas de procurarem a testagem e o tratamento”, afirma o diretor de país do PNUD no Brasil, Didier Trebucq.

O projeto tem como marcos essenciais para seu desenvolvimento e implementação os compromissos assumidos pelos Estados-membros e organismos da ONU em na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, na Declaração Política de 2016 sobre o fim da AIDS e na Declaração Conjunta das Nações Unidas para o fim da discriminação nos serviços de saúde—da qual o PNUD é um dos organismos signatários.

Leia a matéria completa aqui.

Verified by MonsterInsights