Acelerando o progresso rumo à igualdade de gênero nas Nações Unidas e além

Na África Subsaariana, três em cada quatro novas infecções entre jovens de 15 a 19 anos são entre meninas, enquanto, globalmente, o HIV é a principal causa de morte entre mulheres de 30 a 49 anos. Sabemos que a igualdade de gênero e o empoderamento feminino são pontos essenciais para acabar com a epidemia de AIDS até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O UNAIDS está comprometido com a integração da igualdade de gênero e dos direitos humanos em suas políticas programáticas e de gestão.

O UNAIDS está na vanguarda do progresso em gênero nas Nações Unidas. Em apenas quatro anos, o UNAIDS transformou sua liderança nos países de 27% para 48% de mulheres (2013-2017).

Plano de Ação de Gênero do UNAIDS

O UNAIDS lançou seu primeiro Plano de Ação de Gênero em 2013. Trata-se de uma estrutura abrangente para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na organização e integra ações sensíveis ao gênero ao trabalho do UNAIDS.

  • Empoderando a equipe: 

– O UNAIDS criou um programa especial de liderança para mulheres nos níveis P4 e P5 e para Oficiais Nacionais destinado a promover o empoderamento feminino e o desenvolvimento de suas carreiras.

– O Programa de Mentoria para Mulheres do UNAIDS já opera há três anos e visa contribuir para o crescimento profissional e a satisfação das mulheres no trabalho. O Programa é aberto a mulheres em todos os níveis da organização, com mentores homens e mulheres.

  • Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

– Uma política contemporânea de Acordos de Trabalho Flexível foi adotada para apoiar a equipe na otimização da produtividade e, ao mesmo tempo, equilibrar os compromissos profissionais e pessoais.

– Licença maternidade estendida para fornecer às novas mães 8 semanas adicionais de licença, com pagamento integral.

  • Integração de gênero responsável:

– Toda a equipe é incentivada a definir objetivos de trabalho e aprendizado sensíveis a gênero.

– O ‘marcador de igualdade de gênero’ foi implementado e a meta é que 15% de todas as despesas sejam gastas para apoiar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Leia a brochura completa aqui.

 

Verified by MonsterInsights