UNAIDS, uma organização no top 9 de responsabilidade de gênero

O UNAIDS emergiu como um dos melhores atores no primeiro relatório de Saúde Global 50/50.

O Saúde Global 50/50, uma iniciativa que monitora a capacidade de resposta de gênero de organizações influentes de saúde global, analisou 140 organizações importantes que trabalham ou influenciam a saúde global. De acordo com o novo relatório, o UNAIDS está entre as nove melhores organizações de saúde no mundo.

Publicado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o relatório de Saúde Global 50/50 foi inspirado por uma crescente preocupação de que poucas organizações mundiais de saúde definem, programam, administram ou monitoram gênero em seus trabalhos sobre saúde ou no local de trabalho. O relatório pretende mostrar os desafios e o caminho a seguir.

O relatório mostra que o UNAIDS não tem apenas políticas que abordam o gênero, mas também metas de paridade de gênero concretas e com prazo, conforme estabelecido em seu Plano de Ação de Gênero. Sob o plano, o UNAIDS viu a proporção de pessoal feminino subir, de modo que as mulheres representam 54% da equipe do UNAIDS. E o número de mulheres líderes no campo está aumentando, com as mulheres representando 48% dos diretores dos países do UNAIDS, ante 27% em 2013.

“A pesquisa de Saúde Global 50/50 mostrou que o compromisso do UNAIDS com a igualdade de gênero é forte. Estou decidido a aproveitar os nossos resultados e atingir todos os objetivos do Plano de Ação de Gênero do UNAIDS “, afirmou Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

Além do seu compromisso com a igualdade de gênero e sua política de gênero no local de trabalho, o UNAIDS foi marcado por ter uma definição de gênero em suas declarações públicas, estratégias ou políticas e por ter uma estratégia programática de gênero que busca melhorar a saúde para todos.

O UNAIDS há muito se esforça pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres, tanto no âmbito do Secretariado do UNAIDS como em outros lugares, recentemente começou a revisar e  comprometer-se a garantir adesão a estas práticas.

Garantir os direitos e o empoderamento das mulheres e das meninas não é apenas uma obrigação moral, mas um imperativo de desenvolvimento e um investimento inteligente que salvaguarda a saúde das mulheres e das meninas. A eliminação das desigualdades de gênero é um dos 10 compromissos que os Estados membros fizeram na reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o fim da AIDS de 2016.

Confira as 9 organizações com maior pontuação no relatório de Saúde Global 50/50:

  1. BRAC
  2. Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ)
  3. Gavi
  4. Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária
  5. Population Reference Bureau
  6. Save the Children International
  7. Sida
  8. Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS)
  9. UNICEF
Verified by MonsterInsights