UNAIDS e Ministério da Saúde debatem contribuições do Brasil aos relatórios globais sobre HIV

O Diretor mundial de Informações Estratégicas do UNAIDS, Peter Ghys, esteve no Brasil dias 7 e 8 de fevereiro para participar de um encontro com técnicos do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde. O objetivo foi debater o as possibilidades de aperfeiçoamento da análise de dados reportados pelo Brasil ao relatório Global AIDS Monitoring (GAM) – Relatório Global de Monitoramento sobre AIDS -, coordenado pelo UNAIDS para recolher informações dos países e construir seus relatórios globais.

A visita de Ghys ao Brasil foi acordada em dezembro do ano passado, durante um encontro, em Genebra, entre o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, e a Diretora do DIAHV, Adele Benzaken. Segundo Adele, a intenção é demonstrar como funcionam todos os sistemas de informações epidemiológicas do país e como são tabulados os dados ao longo do ano, além de mostrar os avanços do Brasil na resposta à epidemia de HIV nos últimos anos.

Diretor mundial de Informações Estratégicas do UNAIDS, Peter Ghys no Brasil

Peter Ghys ressaltou a importância do Brasil na resposta à epidemia e agradeceu a oportunidade de discutir o que é possível fazer para melhorar a resposta e ampliar o acesso a serviços de saúde e cuidado da população. “Sairemos desta reunião com ideias novas, e vamos trabalhar junto com o Brasil para avaliar como essas informações podem ser inseridas nos relatórios globais do UNAIDS e como nossos relatórios podem ser mais úteis para fazer avançar a resposta também no Brasil”, disse durante o encontro.

A diretora do UNAIDS Brasil, Georgiana Braga-Orillard, destacou que o Brasil é um dos países que mais participam da consulta global (GAM) e que tem dado ajuda expressiva nos instrumentos que são utilizados para medir a epidemia e as respostas nos países. “A presença do Brasil e a discussão entre entidades irmãs como o UNAIDS e o DIAHV é muito importante. Não somente para melhorar a qualidade do relatório, visando ter um documento mais conciso e mais efetivo, mas também para que possamos planejar ações futuras, definir quais são os pontos de maior relevância e quais são as lacunas no país”.

O Diretor de Informações Estratégicas do UNAIDS também foi recebido pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que ressaltou o desejo de que o encontro fosse produtivo e trouxesse alinhamento entre organizações e países no que diz respeito à resposta ao HIV.

Além de técnicos locais do UNAIDS e do DIAHV, o encontro contou também com a presença de Kimberly Marsh, Epidemiologista Sênior de Informações Estratégicas do UNAIDS em Genebra, assessora de Ghys. No segundo dia do encontro (8/2), o tema central de debate foi a incorporação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV no SUS.

(Com informações do DIAHV, do Ministério da Saúde)

Verified by MonsterInsights