Potencializando os direitos humanos na resposta à AIDS

Uma seção especial sobre HIV e Direitos Humanos foi publicada na Revista de Saúde e Direitos Humanos. Onze artigos—abrangendo questões como o estigma e a discriminação relacionados com o HIV, a desigualdade de gênero e os efeitos do abuso e criminalização de populações-chave—oferecem reflexões críticas sobre a resposta à AIDS e exigem esforços renovados para enfrentar barreiras legais, sociais e estruturais para alcançar saúde melhor para todos.

Os artigos potencializam a experiência da resposta ao HIV e oferecem abordagens inovadoras e práticas para expandir os programas de Direitos Humanos e acesso ao tratamento, além de integrar os Direitos Humanos no trabalho de eliminação de doenças.

A seção especial transmite a simples mensagem de que não haverá fim da AIDS sem esforços para construir lições baseadas em direitos. O documento também enfatiza que é necessário encontrar formas inovadoras de expandir as proteções, promover a igualdade de gênero, apoiar a sociedade civil e o envolvimento da comunidade, fortalecer a responsabilização e fechar a lacuna de inclusão.

A seção especial está acessível aqui.

CITAÇÕES

“A seção especial da revista sobre saúde e Direitos Humanos descreve e reflete sobre os progressos feitos na realização dos Direitos Humanos como um imperativo para a saúde. Isso nos permite refletir sobre como a epidemia de HIV transformou nossa compreensão dos determinantes estruturais, legais e sociais da saúde e as abordagens para efetivá-las.”

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

Verified by MonsterInsights