PEPFAR anuncia progresso contínuo contra o HIV

Novos resultados do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS (PEPFAR), anunciados no Dia Mundial contra a AIDS 2017, mostram avanços importantes na ampliação da prevenção e tratamento do HIV.

Recentemente, o UNAIDS reportou que aproximadamente 21 milhões de pessoas vivendo com HIV têm acesso à terapia antirretroviral—mais da metade dos 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV estão em um tratamento capaz de salvar vidas. Os últimos dados do PEPFAR mostram que o Plano de Emergência já apoiou mais de 13,3 milhões de pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

Novos dados do PEPFAR também indicam que ocorreram reduções significativas no número de novas infecções por HIV entre meninas adolescentes e mulheres jovens. Em 63 distritos de 10 países africanos, com a implementação da parceria pioneira público-privada entre o PEPFAR e a DREAMS (Determined, Resilient, Empowered, AIDS-free, Mentored and Safe), a maioria (65%) das comunidades e distritos com as maiores cargas de HIV obtiveram uma redução de 25% nas novas infecções por HIV entre meninas adolescentes e mulheres jovens. O número de novas infecções por HIV caiu em quase todos os distritos que implementaram o programa DREAMS.

Até o final de setembro de 2017, o PEPFAR havia fornecido circuncisão masculina cirúrgica para mais de 15,2 milhões de homens e meninos. Esse resultado foi atingido através do maior crescimento anual (3,4 milhões) de novas circuncisões masculinas cirúrgicas desde o começo do PEPFAR.

O PEPFAR já apoiou mais de 6,4 milhões de órfãos e outras crianças em situação de vulnerabilidade e seus cuidadores afetados pelo HIV. Além disso, também preveniu infecções por HIV entre 2,2 milhões de recém-nascidos de mulheres vivendo com HIV.

Os novos dados somam-se aos resultados de impacto do PEPFAR divulgados no ano passado, que demonstram que 5 países africanos estão se aproximando do controle de suas epidemias de HIV. Os dados também ressaltam avanços importantes da Estratégia do PEPFAR para Acelerar o Controle da Epidemia de HIV/AIDS (2017-2020), que foi lançada pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 2017.

CITAÇÃO

“Estamos em um momento sem precedentes na resposta global à AIDS. Nossos últimos resultados demonstram claramente o impacto notável do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da AIDS na aceleração os esforços de prevenção e tratamento do HIV.”

Deborah Birx, Coordenadora Global de AIDS dos Estados Unidos e Representante Especial para Diplomacia da Saúde Global

Verified by MonsterInsights