Moçambique reforça seu compromisso com o fim da AIDS

O presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, presidiu uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Aids, no Dia Mundial contra a AIDS (1/12), na capital Maputo. O encontro reuniu representantes do governo e líderes comunitários e religiosos de todas as províncias do país, além de atores nacionais e internacionais envolvidos na resposta ao HIV, com objetivo de reforçar o compromisso do país em acabar com a AIDS até 2030 como uma ameaça à saúde pública.

Em seu discurso de abertura, Nyusi destacou que todos, incluindo membros da comunidade, representantes do governo e líderes religiosos, têm um papel a desempenhar na resposta ao HIV e convidou todos a unir forças para superar as barreiras culturais que impedem as pessoas vivendo com HIV e as populações-chave de terem acesso aos serviços de que precisam. Ele também enfatizou a importância de proteger as meninas adolescentes e as mulheres jovens e destacou que uma estratégia de comunicação inovadora será necessária para provocar mudanças sociais.

O Diretor Executivo Adjunto do UNAIDS, Luiz Loures, elogiou a liderança do país pelos progressos realizados nos últimos 10 anos, com quase 1 milhão de pessoas tendo acesso à terapia antirretroviral. Ele também destacou a importância de proporcionar espaço e recursos às comunidades, pois são fundamentais na promoção da resposta ao HIV e no alcance de populações que, de outra forma, seriam deixadas para trás. Loures assegurou a Nyusi que o UNAIDS apoiará firmemente os esforços de Moçambique para acabar com a epidemia de AIDS.

Carlos Agostinho do Rosário, primeiro-ministro de Moçambique e presidente do conselho do Conselho Nacional de AIDS, presidiu a discussão plenária aberta com líderes comunitários. Nazira Abdula, Ministra da Saúde de Moçambique, outros ministros do gabinete, Iolanda Cintura, Governadora da cidade de Maputo e David Simango, Prefeito da cidade de Maputo, estiveram entre os altos funcionários do país que prestigiaram a reunião.

Os participantes do encontro concordaram que a ampliação dos programas de prevenção do HIV, colocando as comunidades no centro da resposta, abordando o estigma e a discriminação e concentrando os esforços no alcance das metas 90-90-90 são pontos urgentemente necessários para acelerar o ritmo da resposta à AIDS no país.

CITAÇÕES

“É hora de agir. Precisamos acelerar a resposta ao HIV de forma coordenada, em parceria com todos os principais interessados​​.”

FILIPE JACINTO NYUSI, PRESIDENTE DE MOÇAMBIQUE

“A liderança comunitária, incluindo a sociedade civil e os líderes tradicionais e religiosos, desempenham um papel central na promoção do diálogo comunitário na resposta efetiva ao HIV.”

CARLOS AGOSTINHO DO ROSÁRIO, PRIMEIRO MINISTRO DE MOÇAMBIQUE

“O fortalecimento da integração do HIV com problemas de saúde mais amplos para maximizar os investimentos na resposta à AIDS continua sendo uma prioridade para Moçambique.”

NAZIRA ABDULA, MINISTRA DA SAÚDE DE MOÇAMBIQUE

“Obrigado ao Presidente de Moçambique e a todo o seu governo por demonstrar a urgência necessária para a resposta ao HIV hoje.”

LUIZ LOURES, DIRETOR EXECUTIVO ADJUNTO, UNAIDS

“Devemos usar nossa influência e nossa voz como líderes políticos, de saúde pública, comunitários, religiosos e familiares para exigir que todas as pessoas possam exercer seus direitos humanos básicos e sejam tratadas com respeito e dignidade.”

H. DEAN PITTMAN, EMBAIXADOR PARA MOÇAMBIQUE NOS ESTADOS UNIDOS

Verified by MonsterInsights