Diagnóstico precoce de HIV em crianças: mudando vidas de mães e bebês

A primeira filha de Mahabad Asanova foi diagnosticada com HIV depois de ser despachada para o hospital com febre alta. Em sua segunda gravidez, Asanova teve que esperar 18 meses até descobrir que seu filho era HIV-negativo.

No momento da terceira gravidez, no entanto, as coisas mudaram drasticamente. Um mês após o nascimento, Asanova foi informada de que sua filha era HIV-negativa. Um método revolucionário de teste de HIV de lactantes, o teste de amostra de sangue seco (dried blood spot, DBS, em inglês), tinha sido introduzido, reduzindo significativamente o tempo de diagnóstico.

“Esperar 18 meses para saber sobre o estado sorológico para HIV do meu filho foi terrível”, disse Asanova. “Estou tão aliviada—esse novo teste mudou completamente minha vida.” Antes do DBS, as crianças tinham que esperar um ano para serem testadas.

O teste de amostra de sangue seco é simples: não são necessários equipamentos sofisticados ou métodos de teste invasivos. Depois de uma picada no calcanhar do recém-nascido, uma gota de sangue é coletada em papel de filtro e seca. A amostra é enviada a um laboratório para testes e os resultados são conhecidos antes que o bebê tenha um mês de idade, permitindo que os bebês que vivem com HIV sejam tratados imediatamente com medicamentos antirretrovirais que salvam vidas.

“Antes do aparecimento do teste de amostra de sangue seco em 2013, no Quirguistão, apenas cerca de 15% dos bebês foram diagnosticados precocemente”, disse Edil Tilekov, Diretor de Programa de HIV do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). “Em 2017, esse número cresceu para quase 90%.”

Hoje, a ciência e o diagnóstico do HIV estão se tornando cada vez mais sofisticados. O UNICEF promove métodos de diagnóstico de HIV em pontos de atendimento para bebês que deflagram o diagnóstico de HIV apenas duas horas após a coleta de sangue.

A introdução do teste do pezinho e a melhoria do treinamento para médicos têm ajudado a desarmar parte do estigma contra pessoas vivendo com HIV.

“O estigma entre a equipe médica começou a diminuir à medida que os medicamentos antirretrovirais foram integrados no sistema de cuidados primários de saúde”, disse Elmira Narmatova, Diretora do Centro para AIDS de Osh, no Quirguistão. “A AIDS passou a ser vista mais como uma doença crônica, a mortalidade diminuiu”.

Crianças que são tratadas precocemente se saem melhor e quanto mais os medicamentos funcionam, mais os pais se tornam confiantes. Hoje, em parte como resultado do teste de amostra de sangue seco, mais de 95% das crianças que vivem com HIV em Osh, no Quirguistão, têm acesso à terapia antirretroviral.

No entanto, existem bolsões de resistência. Apesar do crescimento do diagnóstico precoce, nem todos os bebês recebem os medicamentos de que precisam. “Estamos entrevistando pais e médicos para descobrir por que alguns pais ainda não ministram medicamentos antirretrovirais aos seus filhos”, disse Tilekov.

Conversas informais já fornecem indícios: a resistência pode ser devida à religião, ao ceticismo quanto à imunização ou mesmo aos mitos urbanos.

“Embora muito já tenha sido feito para fornecer aos pais informações e treinar pessoal médico, ainda faltam recursos e profissionais treinados, então alguns pais podem não ser informados sobre os efeitos colaterais”, disse Tilekov. “Então, se seus filhos perdem peso ou não comem bem após o início da terapia antirretroviral, os pais culpam os medicamentos.”

Quando uma criança ou mãe é testada para o HIV em Osh, o laboratório envia os resultados para o Centro de AIDS de Osh, uma casa agradável em um subúrbio arborizado, com seus portões abertos em sinal de boas-vindas. Os corredores são decorados com imagens do conto de fadas popular Vitaminka, uma personagem de quadrinhos que ajuda os profissionais de saúde e os pais a explicar às crianças a importância de tomar seus medicamentos antirretrovirais regularmente.

Ao proporcionar espaços amigáveis ​​para crianças e apoio psicossocial, além de tratamento médico, o centro faz com que os pais se sintam bem-vindos e os encoraja a visitar, pegar medicamentos prescritos e testar-se regularmente.

O centro, reformado pelo Ministério da Saúde do Quirguistão, juntamente com o UNICEF e o UNAIDS, com o apoio do Governo da Rússia, oferece tratamento para mais de 200 crianças e um psicólogo fornece apoio psicossocial para as crianças que vivem com o HIV.

Longe das pressões sociais e entre amigos, os pais podem trocar esperanças pelo futuro e encontrar o apoio necessário no centro.

Asanova parece relaxada enquanto as pontas dos dedos tocam em seu colo, seu vestido verde oliva contrastando com seu hijab de cor creme. Mahabad Asanova não é o seu verdadeiro nome, pois ainda se preocupa com o estigma e a discriminação além das paredes do centro. Mas ela já não tem medo, mesmo estando grávida novamente. O que quer que aconteça, graças ao teste de amostra de sangue seco, ela não precisa mais aguentar meses dolorosos de espera por um diagnóstico.

Verified by MonsterInsights