Aprendendo sobre a resposta à AIDS no Canadá

Durante uma visita a Ottawa, no Canadá, de 29 de novembro a 1º de dezembro, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, conversou com autoridades governamentais sobre maneiras de fortalecer a colaboração com o governo canadense e reuniu-se com representantes da sociedade civil.

Sidibé visitou a Comissão de AIDS de Ottawa para ver em primeira mão como uma organização de serviços de AIDS de vanguarda está respondendo à crise de opióides no Canadá. Em uma mesa-redonda com organizações da sociedade civil canadense, foram destacados os êxitos e desafios da resposta canadense ao HIV. Durante a discussão, Sidibé reforçou que uma sociedade civil vibrante é fundamental para acelerar a resposta ao acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e suporte ao HIV.

Sidibé também encontrou-se com Marie-Claude Bibeau, Ministra do Desenvolvimento Internacional e da Francofonia, e Diane Jacovella, Vice-Ministra do Desenvolvimento Internacional, que destacaram os progressos realizados na prevenção de novas infecções por HIV e o impacto importante desses esforços na saúde das mulheres, incluindo a saúde sexual e reprodutiva e os direitos das mulheres.

Sidibé falou com autoridades do governo sobre abordagens na saúde baseadas em direitos humanos e sobre como a resposta ao HIV pode ser uma catalisadora para acelerar o progresso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ele compartilhou sua visão e perspectiva sobre as oportunidades para acabar com a AIDS e falou sobre a recente reforma do UNAIDS. A ligação entre saúde sexual e reprodutiva e HIV foi discutida, assim como a necessidade de mais eficiência e reformas na arquitetura global da saúde.

Sidibé também encontrou-se com a Ministra da Saúde, Ginette Petitpas Taylor, e a Ministra de Serviços Indígenas, Jane Philpott, para discutir sobre a epidemia de HIV no Canadá e ouvir suas perspectivas sobre as necessidades e desafios da resposta à AIDS no país, especialmente entre as comunidades indígenas. Foi ressaltado que a tuberculose e a hepatite são as principais causas de morte entre as comunidades indígenas no Canadá. Eles também discutiram sobre como a cooperação entre o UNAIDS e o Canadá poderia ajudar a atender as necessidades específicas destas comunidades.

A visita terminou no Dia Mundial contra a AIDS com o lançamento de um relatório pioneiro sobre o aumento do engajamento do sexo masculino nos serviços de saúde.

CITAÇÕES

“Precisamos de liderança canadense para alcançar a justiça social e o fim da epidemia de AIDS até 2030.”

MICHEL SIDIBÉ, DIRETOR EXECUTIVO, UNAIDS

“Devemos abordar a desigualdade de gênero que permite que o HIV floresça – para mulheres e meninas, e também para homens e meninos. O relatório do UNAIDS deste ano nos diz que os homens são menos propensos a fazer um teste de HIV ou a procurar ajuda médica quando estão doentes e, se eles tiverem acesso ao tratamento, eles são menos propensos a ficar com isso. Devemos fazer um melhor trabalho para alcançar nossos homens e nossos jovens com serviços de HIV, tanto para eles quanto para seus parceiros e famílias “.

MARIE-CLAUDE BIBEAU MINISTRA DO DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL E DA FRANCOFONIA, CANADÁ

“O Canadá está comprometido com as metas de tratamento 90-90-90 do UNAIDS e com o objetivo de acabar com a AIDS até 2030. Temos pesquisas e projetos comunitários importantes em todo o Canadá que refletem o foco do nosso governo em apoiar a prevenção, reduzir o estigma e a discriminação e aumentar o acesso a testes e tratamento para pessoas vivendo com HIV e outras ISTs.”

GINETTE PETITPAS TAYLOR MINISTRA DA SAÚDE, CANADÁ

Verified by MonsterInsights