China se concentra no fortalecimento da prevenção do HIV

O Simpósio Internacional sobre Prevenção e Controle do HIV na China foi realizado em Pequim, China, nos dias 13 e 14 de novembro, para discutir a evolução da epidemia de HIV na China. O simpósio foi patrocinado pela Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o apoio do UNAIDS, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

A reunião teve como objetivo apresentar novas estratégias para a prevenção do HIV através da transmissão sexual. Wang Guoqiang, vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, abriu a reunião, destacando o compromisso da China com a prevenção do HIV. Luiz Loures, Diretor Executivo Adjunto do UNAIDS, elogiou a China por seu compromisso político com a resposta ao HIV e por inovações que incluem uma plataforma única para financiar organizações da sociedade civil para apoiar os esforços de prevenção.

No início dos anos 2000, as pessoas que injetam drogas tinham o maior risco de contrair HIV do país, mas um programa de redução de danos que começou em 2006 rapidamente expandiu a terapia de substituição de opióides. De acordo com o Centro Nacional Chinês para Controle e Prevenção de AIDS/DST, o programa livre e voluntário da terapia de substituição de opióides da China é o maior do mundo, servindo cerca de meio milhão de pessoas nos últimos 10 anos. Os dados do governo mostram que a prevalência do HIV entre as pessoas que injetam drogas diminuiu para cerca de 6% em 2015, de mais de 12% em 2005.

Os dados de saúde pública da China sugerem que homens gays e outros homens que fazem sexo com homens estão emergindo como o grupo mais afetado pelo HIV. De acordo com dados do governo, menos da metade dos homens gays e outros homens que fazem sexo com homens conhecem seu estado sorológico para o HIV e o uso de preservativo consistente nos últimos seis meses por este grupo manteve-se em torno de 45% nos últimos anos. Uma inovação de organizações baseadas na comunidade tem desempenhado papel ativo ao prestar serviços aos seus pares com o apoio de hospitais locais. No entanto, há outras intervenções que os estudos consideraram eficazes, como o auto-teste e a profilaxia pré-exposição (PrEP), que ainda estão em fase de pesquisa na China.

Os participantes do simpósio apresentaram ao governo chinês recomendações preliminares sobre como fortalecer a prevenção e o controle do HIV na China, que incluem mudar o foco para uma meta 90-90-90 estratificada. As recomendações também incluem aumentar os recursos para os grupos comunitários e avançar de forma mais agressiva para além dos estudos de eficiência e eficácia, para grandes estudos de implementação e custo-eficiência. O fim do estigma e da discriminação institucionalizados, particularmente nos estabelecimentos de saúde, foi enfatizada como um componente vital de sucesso.

CITAÇÕES

“O Governo da China leva a sério a questão da prevenção do HIV. A política do governo é, em primeiro lugar, a prevenção, impulsionada pela lei e pelo pleno uso de novas tecnologias, ciência e inovação “.
YANG ZHE, DIRETOR de PROJETOS DE ESCRITÓRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CHINA

“A China fez grandes avanços na resposta e no controle do HIV. No entanto, ainda estamos diante de desafios assustadores e nos comprometemos a trabalhar com o UNAIDS na Coalizão de Prevenção Global para abordar nossos próprios desafios, além de contribuir com as lições da China para o mundo “.
WANG GUOQIANG, VICE-MINISTRO DA COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE E PLANEJAMENTO FAMILIAR DA CHINA

“A epidemia de HIV entre homens gays e outros homens que fazem sexo com homens não é apenas um desafio para a China, é um desafio para o mundo. A China demonstrou que a solidariedade com as comunidades e as populações-chave, a prevenção da discriminação e a adoção da ciência e da inovação serão os principais fatores para o sucesso “.
LUIZ LOURES Diretor Executivo Adjunto do UNAIDS

Verified by MonsterInsights