Encontro de Jovens para acabar com a AIDS no Festival Mundial da Juventude e Estudantes

De 14 a 21 de Outubro, aproximadamente 25 000 jovens de 188 países se reuniram em Sochi, na Federação Russa, para o XIX Festival Mundial de Jovens e Estudantes. O Festival promoveu um espaço para que jovens se unissem tratando de desafios globais, com foco especial nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Através da liderança do PACT (Coalizão jovem contra o HIV, na tradução livre) e apoio do UNAIDS e parceiros, as questões sobre o fim da AIDS, saúde sexual, reprodutiva e de direitos estavam em alta na agenda.

Houveram três sessões focadas em educação extensiva sobre sexualidade, epidemias modernas e o papel dos jovens para o fim da AIDS até 2030. O abrangente tema das discussões foi que embora tenha havido muito progresso no resposta ao HIV, ainda existem persistentes desafios que colocam jovens em risco, incluindo discriminação, exclusão, violência e falta de acesso a serviços como educação extensiva sobre sexualidade.

Palestrantes na sessão de educação extensiva sobre sexualidade enfatizaram que a falta de qualidade em educação extensiva sobre sexualidade continua uma das maiores falhas em garantir que jovens saibam como se protegerem do HIV. Os palestrantes também apresentaram novos produtos e plataformas chave, incluindo comprehensive sexuality education hub, teensLIVE.info, um vídeo com lições desenvolvidas para crianças em idade escolar no leste europeu e Ásia central, apresentado pela Embaixadora da Boa Vontade do UNAIDS, Vera Brezhneva, e uma série de vídeos pelo canal NauchPok.

A Coalizão Jovem PACT encontrou-se com o Enviado do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, que disse: “Estou ansioso para trabalhar com todos vocês através do UNAIDS e outros parceiros. Meu objetivo é garantir que jovens tenham voz em todos os processos das Nações Unidas e auxiliá-los a levantar questões que sejam relevantes para eles e suas comunidades, incluindo questões que possam ser percebidas como sensíveis ou desafiadoras.”

Falta de informação sobre HIV leva a novas infecções e sustenta as causas primárias que colocam jovens em risco, incluindo desigualdade, discriminação, violência e exclusão. Dilyara Vagapova, do grupo russo de rock Murakami disse: “Sem conversas abertas com os jovens sobre HIV, sexo e os danos causados por drogas, nós não vamos ter êxito em acabar com a epidemia de HIV no Leste Europeu e Ásia Central.”

Para garantir que as metas da Declaração Política das Nações Unidas para o Fim da AIDS 2016 sejam cumpridas, responsabilidade é fundamental. Jovens lideres da Bulgaria, Índia, África do Sul, Tajikistão e Reino Unido compartilham as melhores práticas em educação de pares e responsabilidade liderada pela juventude nos ODS e na resposta ao HIV. Yana Mladenova, da Bulgaria, disse: “ Uma política em um papel não é a mesma que uma política em prática. Uma defesa bem sucedida resulta em ação, em prática.” Yana Valchuk, da rede adolescente “Teenergizer”, disse, “Para acabar com a epidemia, nós precisamos acabar com discriminação, para que os adolescentes parem de viver com medo.”

Vinay P. Saldanha, o Diretor Regional do UNAIDS para o Leste Europeu e Ásia Central pronunciou-se em diversas sessões. “Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incluindo acabar com a AIDS até 2030, não depende daqueles que os negociaram. Isso depende do comprometimento individual de cada jovem neste festival. Este é o seu mundo – estes são os seus objetivos”, ele disse.

 

Verified by MonsterInsights