O estudo Kaiser/UNAIDS: doações governamentais para HIV caíram 7% em 2016, o menor nível desde 2010

O financiamento de governos doadores para apoiar os esforços de HIV em países de baixa e média renda diminuiu cerca de 500 milhões de dólares, de 7,5 bilhões em 2015 para 7 bilhões de dólares em 2016. É o que aponta um novo relatório da Kaiser Family Foundation (Fundação da Família Kaiser) e do UNAIDS. Isso marca o segundo ano consecutivo de declínio, e é o nível mais baixo desde 2010.

A diminuição decorre dos cortes reais no financiamento (que representam cerca de 50% do declínio), das flutuações cambiais (20%) e do sincronização das contribuições dos EUA para o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária (30%), devido ao fato de a legislação dos EUA limitar seu financiamento a um terço das contribuições totais para o Fundo Global.

Em 2016, o financiamento bilateral diminuiu um pouco mais de 100 milhões de dólares, caindo para nove dos 14 doadores perfilados (sete dos quais declinaram em moeda de origem). As contribuições multilaterais diminuíram 400 milhões de dólares. Conforme mencionado acima, parte disso se deve às limitações legislativas dos EUA sobre as contribuições do Fundo Global. No entanto, algumas baixas foram devidas às decisões dos doadores de reforçar o seu financiamento no início do período do compromisso do Fundo Global 2014-2016.

“Os investimentos em AIDS oferecem uma excelente relação de custo-benefício. Nós investimos com sabedoria na prestação de serviços de prevenção e tratamento de HIV capazes de salvar vidas de milhões de pessoas e estamos apresentando os resultados desses investimentos hoje”, disse Michel Sidibé, Diretor-Executivo do UNAIDS. “A diminuição dos recursos internacionais dificulta nossa capacidade de atingir as 17 milhões de pessoas que ainda precisam de tratamento.”

“O financiamento de governos doadores para o HIV continua caindo”, disse o Vice-Presidente da Fundação Kaiser, Jen Kates, Diretor de Saúde Global e Política de HIV. “Os recentes cortes propostos pelos EUA, em meio a outras demandas concorrentes sobre os orçamentos dos doadores, provavelmente contribuirão para um clima de incerteza em torno do financiamento do HIV no futuro.”

Os EUA mantiveram-se como o maior doador para os esforços de HIV, fornecendo 4,9 bilhões de dólares em 2016, seguido pelo Reino Unido, França, Holanda e Alemanha. Quando a comparação é padronizada em relação ao tamanho da economia, no entanto, os EUA se classificaram em terceiro lugar.

O novo relatório, produzido em parceria entre a Fundação da Família Kaiser e o UNAIDS, fornece os últimos dados disponíveis sobre o financiamento dos governos com base nos dados fornecidos por eles. O relatório inclui a assistência bilateral a países de baixa e média renda e contribuições para o Fundo Global, bem como para o UNITAID. O “financiamento de governos doadores” refere-se a desembolsos ou pagamentos feitos por doadores. As contribuições dos doadores para organizações multilaterais são contadas como parte de seus desembolsos.

A Kaiser Family Foundation é uma organização sem fins lucrativos com sede em Menlo Park, Califórnia.

Verified by MonsterInsights