Lideranças científicas celebram progressos rumo às metas 90-90-90

Centenas dos principais pesquisadores em HIV, elaboradores e implementadores de programas e defensores da sociedade civil de todo o mundo reuniram-se antes da 9a Conferência Sociedade Internacional de AIDS (IAS 2017) sobre Ciência do HIV para avaliar o progresso rumo às metas 90-90-90. A oficina, patrocinado pela Associação Internacional de Provedores de Cuidados com a AIDS (IAPAC) e pelo UNAIDS, em parceria com a Rede Mundial de Pessoas Vivendo com HIV, focou-se nos últimos dados sobre o progresso da resposta ao HIV e as novas oportunidades para manter a aceleração dos avanços em para o cumprimento das metas 90-90-90.

As metas foram lançadas pelo UNAIDS em 2014 com o objetivo de promover a aceleração do progresso da resposta ao HIV, de modo que, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; que destas, 90% estejam em tratamento; e que deste grupo, 90% tenha carga viral indetectável. Em 2016, pela primeira vez, mais de dois terços das pessoas vivendo com HIV já conheciam seu estado sorológico positivo para o HIV e mais de metade de todas as pessoas que vivem com HIV tinham acesso ao tratamento antirretroviral.

Celebrando esses os avanços alcançados rumo a cada um dos dos três ‘90’, os participantes concordaram que o cumprimento das metas e o fim da epidemia de AIDS são possíveis. Novas provas de declínios acentuados na incidência do HIV em vários países da África Oriental e Austral demonstram que o aumento da cobertura do tratamento de HIV não significa apenas a redução das mortes relacionadas à AIDS, mas também uma importante contribuição para o controle da epidemia.

Depois do discurso do Diretor-Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, o encontro começou com um diálogo entre ministros da saúde e altos funcionários ministeriais do Botswana, Camboja, Lesoto e Panamá, além de líderes globais em saúde. Esta sessão política destacou exemplos de países que estão colocando em prática fortes compromissos políticos sobre a AIDS no cumprimento destas metas.

As sessões da oficina foram focadas em áreas onde os esforços para as metas 90-90-90 são insuficientes, em populações que estão sendo deixadas para trás e em oportunidades potencialmente transformadoras, que podem diminuir essas lacunas. Como a maior lacuna em todas as metas está no primeiro 90, os participantes pediram uma revolução na testagem do HIV, incluindo iniciativas para encaixar o teste do HIV em programas de triagem para outras condições de saúde. As apresentações do workshop também ressaltaram a importância da rápida difusão do auto-teste do HIV.

Para alcançar as metas 90-90-90, está claro que os serviços devem ser expandidos para além das instalações de saúde e se aproximarem das comunidades que precisam deles. Esta conclusão foi reforçada por descobertas das pesquisas feitas pela SEARCH e PopART, que usaram abordagens centradas na comunidade para gerar progressos rápidos rumo às metas 90-90-90. Para permitir a rápida expansão dos serviços realizados nas comunidades, os Chefes de Estado da União Africana aprovaram com entusiasmo uma nova iniciativa regional para recrutar, treinar e engajar 2 milhões de trabalhadores comunitários de saúde.

Diversas sessões da oficina abordaram também os desafios para alcançar as populações que estão sendo deixadas para trás, incluindo homens, meninas adolescentes e mulheres jovens, e populações-chave como homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas injetáveis, profissionais do sexo e pessoas transgênero. As apresentações de dados sobre diversas experiências nacionais e locais destacaram várias estratégias para fechar as lacunas em termos de testagem e tratamento entre essas populações, incluindo estratégias de prestação de serviços adaptadas a essas realidades, investimentos em comunidades e estratégias para minimizar o estigma e a discriminação, incluindo reformas de leis e de políticas.

Serão necessários novos recursos para acelerar a resposta global à AIDS, considerando que os montantes disponíveis para os programas do HIV estão cerca de 25% abaixo da meta de recursos para a implementação da estratégia de Fast-Track (Aceleração da Resposta). De acordo com os dados de modelagem apresentados durante o encontro, a África do Sul poderia economizar 3 bilhões de dólares e evitar 1 milhão de mortes relacionadas à AIDS ao concentrar os investimentos na fase inicial para alcançar as metas 90-90-90.

Verified by MonsterInsights