Foco nas pessoas: UNAIDS apresenta um balanço sobre os ODS e as lições da resposta ao HIV

A agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reflete a interdependência e a complexidade do nosso mundo global em constante mudança. O movimento dos ODS é fundamentado no reconhecimento de que, para avançar, não podemos deixar ninguém para trás.

Nenhum objetivo pode ser alcançado isoladamente de outros objetivos complementares. A resposta à AIDS conduziu o caminho rumo ao processo de transformar em realidade o desenvolvimento inclusivo, partindo de múltiplas partes interessadas e de múltiplos setores. Temos muito a oferecer em termos de lições aprendidas que serão fundamentais para informar o progresso em relação a todos os ODS.

O conceito de “cuidados centrados na pessoa” surgiu no início da epidemia de AIDS, com o reconhecimento de que a AIDS não poderia chegar ao fim sem se abordar os múltiplos fatores que influenciam a saúde, a vulnerabilidade, a igualdade e a independência econômica. Ao colocar a pessoa—com todas as suas necessidades complexas e interconectadas —no centro da resposta, os serviços para as pessoas vivendo com HIV devem se tornar mais integrados, mais inclusivos e mais receptivos.

Nas páginas do relatório Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Resposta ao HIV, do UNAIDS, histórias pessoais de pessoas vivendo com ou afetadas pelo HIV demonstram como a resposta à AIDS aumentou a inclusão, assegurando o acesso a serviços para todos, abraçando a diversidade e atingindo pessoas vulneráveis ​​e marginalizadas. As histórias também fornecem exemplos de como a resposta à AIDS foi pioneira em inovações, oferecendo serviços integrados, eliminando barreiras aos serviços e trabalhando com as comunidades. As histórias também mostram que nenhum dos progressos notáveis ​​nos nossos esforços para acabar com a AIDS teria acontecido sem parcerias, inclusive com a sociedade civil, com comunidades, com o setor privado, com governos, organizações internacionais e com os copatrocinadores do UNAIDS.

Cada capítulo destaca os vínculos entre o progresso rumo ao fim da AIDS e um ODS relacionado, contando histórias da perspectiva muito pessoal de indivíduos afetados pelo HIV e de suas comunidades. Do ODS 1 ao ODS 17, a vida, as esperanças e os futuros das pessoas estão interconectados e interdependentes.

Conheça a história do brasileiro Welbertraduzida para o portuguêse como o acesso universal aos serviços de HIV mudou a vida dela e de sua namorada. As demais histórias bem como o relatório estão disponíveis apenas em inglês.

Verified by MonsterInsights