ECOSOC insta todos os países a acelerar a resposta à AIDS

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) aprovou uma resolução instando os Estados-membros a acelerarem a resposta à AIDS. Eles concordaram em cumprir os marcos e metas propostos para 2020 como pré-requisito para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 e em investir os recursos financeiros necessários.

Durante uma reunião realizada em 7 de julho e antes de adotar a resolução, os Estados-membros consideraram os avanços significativos e os desafios para a resposta à AIDS e o trabalho do Programa Conjunto.

A reunião foi presidida pela Vice-presidente do ECOSOC, Marie Chatardová, Embaixadora da República Checa junto às Nações Unidas. Gana e Reino Unido, Presidente e Vice-presidente da Junta de Coordenação do Programa UNAIDS (conhecido pela sigla em inglês PCB, Programme Coordinating Board), foram co-facilitadores da negociação da resolução entre Estados-membros e da apresentação ao ECOSOC.

CITAÇÕES

“O Programa Conjunto continua a desempenhar um papel crítico na resposta ao HIV e tem se adaptado às mudanças no contexto internacional e no contexto da epidemia. Contudo, neste momento crucial, nós estamos enfrentando uma preocupante diminuição nos investimentos para a resposta, incluindo investimentos no programa conjunto. A resolução reconhece o papel único do programa conjunto como exemplo de abordagem colaborativa, multissetoral e inclusiva na resposta a um problema complexo e multifacetado. Também destaca a necessidade de o programa conjunto continuar a definir o caminho para a reforma, revisando e atualizando o seu modelo de operação.”

Martha Ama Akyaa Pobee, representante permanente de Ghana nas Nações Unidas

“O Programa Conjunto presta assistência aos países para que realizem os compromissos da declaração política de 2016 das Nações Unidas de sobre o fim da AIDS, por meio da presença e apoio do programa conjunto em mais de 100 países”.

Morten Ussing, Diretor, Governança e Assuntos Multilaterais, UNAIDS

 

Verified by MonsterInsights