Cidades ‘Fast-Track’ partilham progresso das metas 90-90-90

Representantes de saúde das cidades de Amsterdã, Nairobi, Paris, São Francisco e São Paulo se reuniram durante um Simpósio de Cidades Fast-Track (Aceleração da Resposta) durante a 9a Conferência Internacional da AIDS de 2017 sobre Ciência do HIV em Paris. Eles compartilharam suas lições aprendidas e desafios na prevenção de novas infecções por HIV e também abordaram as barreiras à saúde.

Amsterdã é uma das primeiras cidades a alcançar as meta 90-90-90, que prevêem que, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas; que 90% delas estejam em tratamento; e que 90% delas tenham carga viral indetectável.

Muitas outras cidades, como Paris, estão no caminho certo para alcançar estas metas em tempo e tem mobilizado e inspirado outras cidades nesse compromisso político para a agenda conhecida como Fast-Track Cities (Cidades engajadas com a Aceleração da Resposta ao HIV). Com o apoio dos principais parceiros da rede Fast-Track Cities, incluindo o UNAIDS, a Associação Internacional de Provedores de Cuidados para a AIDS (conhecida pela sigla IAPAC, em inglês), a Cidade de Paris e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), as cidades estão adotando abordagens inovadoras para alcançar as populações afetadas, otimizar as ligações entre os tratamentos do HIV e os cuidados, e abordar diferentes lacunas de acordo com suas realidades.

O diagnóstico precoce do HIV impulsionou o uso de tratamentos precoces, pois utilizou dados estratégicos para melhorar vários programas de HIV. As cidades de Bangkok, Nairobi e Nova Orleans lançaram painéis de controle das cidades na conferência, ilustrando progressos significativos. Os dados de base sobre a meta 90-90-90 publicados pelas cidades incluem 79-57-79 para Bangkok, 77-96-86 para Nairobi e 87-69-91 para Nova Orleans.. Os dados adicionais apresentados na sessão da tarde mostraram 87-65-91 para São Paulo, 93-79-91 para São Francisco e 94-90-94 para Amsterdã.

Desde o lançamento, em 2014, da Declaração de Paris—Cidades Fast-Track: acabando com a epidemia de AIDS , mais de 200 cidades e municípios de todo o mundo já se comprometeram a alcançar os as metas 90-90-90 até 2020. Almaty, no Cazaquistão, foi a cidade mais recente que assinou a declaração em 20 de julho de 2017.

 

Verified by MonsterInsights