Construindo pontes: jovens vivendo com HIV iniciam cooperação Sul-Sul

Com o apoio do UNAIDS e de jovens lideranças mundiais, jovens HIV positivos iniciaram uma parceria inovadora e sem precedentes para fortalecer a colaboração Sul-Sul entre as redes de jovens vivendo com o HIV da América Latina e o Caribe e da África.

Os jovens que vivem com o HIV em ambas as regiões organizaram-se por muito tempo em redes nacionais e regionais para defender o aumento do acesso aos serviços de HIV. Agora, através de uma nova iniciativa conjunta chamada 10 Questions Project (Projeto 10 Perguntas), eles avaliarão as capacidades organizacionais, de advocacy e de divulgação das redes de jovens vivendo com HIV em nível mundial, usando ferramentas de redes sociais, pesquisas on-line e entrevistas mais aprofundadas.

O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de lições aprendidas sobre  os esforços contínuos de cada região e da forma como os jovens vivendo com HIV em cada continente participa da resposta à AIDS. O Projeto de 10 Perguntas irá delinear e se comprometer com estratégias comuns de advocacy e identificar soluções para os desafios enfrentados pelos jovens vivendo com HIV. A avaliação vai buscar informar melhor os parceiros e as principais partes interessadas, incluindo os doadores, quanto a opções de investimento para fortalecer redes e organizações de jovens vivendo com HIV.

Este esforço conjunto entre as regiões alinha-se com o #uproot, uma agenda política liderada pelos jovens lançada recentemente para acabar com a AIDS até 2030, e que ressalta a necessidade de inovar e revigorar as parcerias dentro do movimento jovem que trabalha na resposta ao HIV, inclusive entre redes jovens de países do Sul global.

O UNAIDS está trabalhando para garantir que o mundo mantenha o compromisso assumido na Declaração Política de 2016 da ONU sobre o Fim da AIDS, que prevê que, até 2020,  90% dos jovens tenham habilidades, conhecimentos e capacidades para se protegerem do HIV e para garantirem acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva.

CITAÇÕES

“Estamos dando um passo importante para quebrar as barreiras e as fronteiras do idioma e construir pontes em vez de muros.”
L’Orangelis Thomas – Porto Rico

“Com esta colaboração, estamos fomentando a riqueza de conhecimento que acumulamos através de nossas experiências vividas como defensores e jovens vivendo com o HIV, na esperança de ajudar uns aos outros e nos tornarmos e mais fortes e ainda mais resilientes.”
Jacquelyne Alesi – Uganda

Verified by MonsterInsights