Ministros da saúde do G20 discutem desafios globais da área

Os Ministros da Saúde dos países membros do Grupo dos 20 (G20) se reúnem pela primeira vez em Berlim, Alemanha, de 19 e 20 de maio, para discutir uma resposta global coordenada aos desafios na área da saúde em todo o planeta. Os países membros do G20 estão se concentrando pela primeira vez na saúde global, reafirmando seu compromisso de colocar em prática a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos setores de saúde e desenvolvimento.

A saúde é um tema-chave para os três principais pilares da presidência alemã do G20—construir resiliência, melhorar a sustentabilidade e assumir responsabilidades.

As preocupações de saúde global, como os surtos de doenças infecciosas e a resistência antimicrobiana, serão os principais tópicos de discussão, dado o seu grave impacto sobre a vida e o bem-estar de milhões de pessoas, bem como sobre a economia global. Os ministros de saúde do G20 irão se concentrar na necessidade de reforçar os sistemas de saúde para garantir populações saudáveis, apoiar economias fortes e promover a proteção contra surtos de doenças com pandemias.

Ação coletiva e liderança duradoura serão necessárias para abordar questões críticas de saúde global, incluindo o fim da AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030. O papel do G20 será crucial para desenvolver ações concertadas com objetivo de combater o HIV nos países do grupo—onde 15,4 milhões de pessoas vivem com o HIV e quase um milhão se infectaram com o HIV em 2015—bem como para defender a solidariedade global a fim de acelerar o progresso global. Atualmente, os países do G20 fornecem 84% do total da assistência oficial ao desenvolvimento para a AIDS em países de baixa e média renda.

Investir na resposta à AIDS terá um efeito multiplicador nas prioridades do G20, pois estimulará o progresso na resposta à tuberculose, fortalecerá os sistemas de saúde, criará empregos e gerará resultados na busca de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Verified by MonsterInsights