Índia vai fornecer o tratamento para HIV a todos que precisam

Veena vive com HIV há mais de 15 anos. A educadora da comunidade, que mora em Bangalore, na Índia, está em tratamento contra o HIV há mais de uma década e diz que os medicamentos antirretrovirais lhe devolveram sua saúde e felicidade.

“Este medicamento é muito bom. Estou muito feliz “, disse Veena. “Minha vida mudou. Estou aprendendo três idiomas e trabalhando.”

Há 2,1 milhões de pessoas vivendo com o HIV na Índia, que tem a terceira maior epidemia de HIV no mundo. No dia 28 de abril, durante um evento em Nova Delhi, Jagat Prakash Nadda, Ministro da Saúde e do Bem-Estar da Família, anunciou uma nova política de testagem e tratamento que se compromete a fornecer acesso ao tratamento do HIV para todos que vivem com o vírus no país. Antes da mudança na política, as pessoas que vivem com HIV só poderiam acessar o medicamento antirretroviral gratuitamente se suas células CD4 tivessem diminuído para menos de 500 células/mm3.

O senhor Nadda disse ainda que a Índia se comprometeu com a estratégia 90-90-90 para identificar 90% das pessoas vivendo com HIV no país, colocar 90% das pessoas diagnosticadas com HIV em tratamento e assegurar que 90% destas alcancem a supressão da carga viral até 2020. “Esta estratégia nos oferecerá uma oportunidade de trabalhar em prol do compromisso assumido durante a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o Fim da AIDS”, assegurou.

As pessoas que vivem com o HIV na Índia, muitas vezes, têm acesso ao tratamento tardiamente. Este foi o caso de Veena quando ela começou a tomar os remédios.

“Eu tinha perdido muito peso e tinha febre alta. Eu estava cansada e não conseguia trabalhar “, disse Veena. Inicialmente ela não respondeu bem ao tratamento, mas lentamente seu peso começou a aumentar e seu sistema imunológico melhorou.

O UNAIDS pediu a todos os países que ofereçam o tratamento do HIV a qualquer pessoa que teste positivo, porque o tratamento mantém a pessoa vivendo com HIV saudável e tem o duplo benefício de parar a transmissão do vírus para outras pessoas.

“O governo da Índia está mostrando uma forte liderança e compromisso com as pessoas que vivem com o HIV”, disse Steve Kraus, Diretor da Equipe de Apoio Regional do UNAIDS para a Ásia e o Pacífico. “Esta nova política trará um tratamento capaz de salvar vidas ao alcance de mais de um milhão de pessoas vivendo com HIV. Esta política manterá indivíduos, famílias e comunidades saudáveis e produtivos e assegurará que a Índia coloque um fim na sua epidemia de AIDS até 2030.”

Para expandir rapidamente o tratamento, a Índia dependerá de sua rede de instalações espalhadas pelo país fornecendo serviços de HIV. A implantação da nova política também implicará no fortalecimento do sistema de aquisição e gestão da cadeia de suprimentos, bem como na participação sustentável da comunidade.

De acordo com o programa nacional de AIDS do país, as mortes anuais relacionadas com a AIDS diminuíram 54% entre 2007 e 2015, enquanto as novas infecções por HIV diminuíram 32%. À medida que mais pessoas vivendo com HIV seguem Veena rumo ao tratamento, espera-se que o duplo benefício dos medicamentos antirretrovirais leve a um novo declínio nas mortes e novas infecções por HIV.

Veena conseguiu o que ela nunca pensou ser possível: ver sua filha crescer.

“Minha vida tem um futuro. Eu não tenho uma educação adequada, mas minha filha conseguiu seu diploma. Ela está trabalhando. Ela é uma mulher empoderada”, disse.

O UNAIDS está trabalhando com os países para garantir que 30 milhões de pessoas vivendo com HIV tenham acesso ao tratamento do HIV até 2020.

Verified by MonsterInsights