Alemanha: pronta para dar o exemplo rumo ao fim da AIDS

“O fim da AIDS é um objetivo histórico e acredito firmemente que podemos alcançá-lo. O UNAIDS tem que manter seu papel de liderança na resposta global à AIDS. Temos de aumentar os nossos esforços conjuntos e o UNAIDS é fundamental para esse trabalho”, afirmou o Ministro da Saúde da Alemanha, Hermann Gröhe. “A saúde é um pré-requisito para o desenvolvimento social. Esta é uma das razões pelas quais a Alemanha fez da saúde global uma prioridade sob a presidência do G20. Com essa decisão, tomada por nossa chanceler Angela Merkel, uma política de saúde global será uma marca registrada de responsabilidade internacional do nosso país. Somente se cooperarmos e trabalharmos juntos, podemos preparar o mundo para futuras crises de saúde”, acrescentou.

Sob a liderança da chanceler Angela Merkel e do Ministro da Saúde, Hermann Gröhe, a Alemanha priorizou a saúde global na agenda internacional, culminando na primeira reunião dos Ministros da Saúde do Grupo dos Vinte (G20), realizada em Berlim, entre 19 e 20 de maio.

Durante visita à Alemanha, para participar das reuniões envolvendo esse encontro, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, reuniu-se com representantes dos governos federal e local, sociedade civil, comunidades afetadas pelo HIV e setor privado.

Durante os encontros, Sidibé agradeceu ao governo e, em particular, ao ministro da Saúde, pelo seu apoio de longa data ao UNAIDS e pelo compromisso com a resposta à AIDS.

“Colocar a saúde na agenda do G20 e especialmente realizar pela primeira vez uma reunião com os Ministros da Saúde do G20 é revolucionário”, disse Sidibé. “Isso destaca o entendimento coletivo de que a atenção à saúde de qualidade é essencial para a estabilidade social e econômica.”

Sidibé e Gröhe concordaram com o perigo do conformismo e da possível reversão de conquistas que isso poderia trazer.

Sidibé também se encontrou com o Secretário de Estado Parlamentar do Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Thomas Silberhorn, e destacou o papel crítico do UNAIDS para o fim da epidemia de AIDS até 2030 e, mais amplamente, sobre o seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante sua visita, o Diretor Executivo do UNAIDS também se reuniu com Bärbel Kofler, Comissária da Alemanha para a Política de Direitos Humanos e Ajuda Humanitária, que reforçou que “o acesso à saúde é um direito humano”. Eles discutiram a necessidade de um compromisso contínuo para acabar com a discriminação, a exclusão e o preconceito, particularmente contra pessoas vulneráveis ​​e que estão sendo deixadas para trás. Sidibé enfatizou que comunidades frágeis não existem apenas em países em desenvolvimento, mas podem ser encontradas em todo o mundo – de Baltimore a Bamako.

Trabalhando juntos para acelerar a resposta à AIDS na Alemanha

Levando em conta o compromisso com o nível local, Sidibé reuniu-se em seguida com representantes de Berlim, cidade que se juntou à iniciativa de cidades comprometidas com a Aceleração da Resposta (Fast-Track Cities) em 2016, pela assinatura da Declaração de Paris. Ele também se encontrou com a organização não governamental Deutsche AIDS-Hilfe—que recentemente lançou uma campanha para acabar com a AIDS na Alemanha até 2020—, bem como com seu braço local, o Berliner AIDS-Hilfe, e com o grupo de advocacy Action Against AIDS Germany.

Durante a reunião, Sidibé destacou que sistemas municipais de saúde inclusivos e acessíveis têm maior chance de agregar pessoas que, de outro modo, seriam deixadas para trás. “Ter uma sociedade civil forte tem feito uma grande diferença na resposta ao HIV”, disse ele.

Envolvimento do setor privado

Ao abordar a comunidade empresarial internacional na véspera da Conferência de Saúde B20, Sidibé disse: “os desafios globais da saúde de hoje, incluindo pandemias emergentes e a resistência antimicrobiana, ameaçam não apenas vidas individuais, mas também impactam a coesão social e o desenvolvimento econômico. O setor privado pode trazer inovação, tecnologias e serviços únicos e precisa ser parte integrante de uma resposta multissetorial para criar sistemas de saúde resilientes, responsáveis ​​e responsivos.”

Como convidado de honra, Sidibé felicitou os vencedores do recém-lançado Prêmio Alemão de Saúde Global: a German Healthcare Partnership-GHP (Parceria Alemã de Saúde), Bio Deutschland e a Voice of the German Industry (Voz da Indústria Alemã). A iniciativa dá exemplo de como o setor privado e a sociedade civil são necessários para impulsionar a inovação no setor de saúde.

“Com o Prêmio Alemão de Saúde Global lançado no ano da presidência alemã no G20, gostaríamos de reforçar o forte compromisso do setor privado com as parcerias multi e intersetoriais envolvidas com o fortalecimento de sistemas de saúde e com a cobertura universal de saúde. Somos parceiros e comprometidos em tornar o mundo um lugar mais saudável e seguro”, disse Roland Göhde, presidente do Conselho de Administração da GHP.

Verified by MonsterInsights