O UNAIDS lamenta a morte do pesquisador de HIV Mark Wainberg

O UNAIDS está profundamente triste com a morte trágica do pesquisador pioneiro em HIV, Mark Wainberg. Cientista de renome internacional, o Dr. Wainberg foi um dos principais pesquisadores de HIV desde o início da epidemia de AIDS.

“Mark Wainberg era um gigante na ciência do HIV. Seu trabalho contribuiu para salvar milhões de vidas”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

O Dr. Wainberg e seus colegas identificaram um dos principais medicamentos antirretrovirais usados para tratar a infecção pelo HIV, a lamivudina. Ele contribuiu para o entendimento da resistência aos medicamentos contra o HIV e mais recentemente estava trabalhando rumo à cura para o HIV. Dr. Wainberg era o chefe de pesquisa de AIDS no Instituto Lady Davis para Pesquisa Médica Jewish General Hospital (Hospital Geral Judaico) e Diretor do Centro de AIDS da Universidade McGill, no Canadá, no momento de sua morte.

Um amigo e consultor informal do UNAIDS durante muitos anos, ele também atuou como presidente da Sociedade Internacional de AIDS de 1998 a 2000. O Dr. Wainberg era defensor apaixonado da causa: lutava para garantir que o tratamento do HIV chegasse às pessoas mais necessitadas e falava abertamente contra o negacionismo da AIDS, quando isso ameaçou a resposta ao HIV.

“O UNAIDS e milhões de pessoas que vivem com HIV estarão em luto pela passagem de Mark Wainberg, mas também em celebração pela enorme contribuição para a resposta ao HIV que ele deu ao longo de sua vida”, acrescentou Sidibé.

Foto de capa: McGill University

Verified by MonsterInsights