Painel Global de Revisão se reúne em Genebra para fortalecer modelo do UNAIDS

Um painel especial iniciou as deliberações sobre como fortalecer o modelo singular do UNAIDS, e posteriormente alinhá-lo aos esforços internacionais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O Painel Global de Revisão sobre o Futuro do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS inclui representantes dos Estados-Membros da ONU, das populações-chave afetadas pelo HIV, das agências das Nações Unidas e de outras organizações multilaterais e fundações privadas.

Estabelecido pela Junta de Coordenação do Programa do UNAIDS (Programme Coordinating Board, PCB), o comitê é coorganizado por Helen Clark, presidente do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, e pelo Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, e copresidido por Awa Coll Seck, Ministra da Saúde do Senegal, e Lennarth Hjelmåker, Embaixador Sueco para Saúde Global.

Na primeira reunião do Painel, realizada no dia 20 de janeiro de 2017, em Genebra, Helen Clark convocou os participantes a assegurar que o UNAIDS permaneça na vanguarda da reforma da ONU, enquanto Sidibé desafiou os integrantes do painel a desenvolver ideias ousadas para o futuro do PCB.

O Embaixador Hjelmåker parabenizou o UNAIDS por sua liderança, advocacy e pelo papel central e catalisador exercido em relação à resposta global ao HIV. Ele também enfatizou que alguns aspectos essenciais do PCB precisam ser definidos e reforçados, para garantir que os esforços conjuntos das Nações Unidas em relação à AIDS estejam completamente integrados com a agenda de saúde e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante a reunião, os membros do Painel chegaram a um consenso sobre as questões principais que devem ser abordadas dentro de três pilares fundamentais do PCB: trabalho conjunto, governança, além de financiamento e transparência. Posteriormente, estas questões serão discutidas mais a fundo em fevereiro, contando com uma consulta virtual ao público.

O painel se reunirá novamente em março a fim de discutir e considerar os resultados desta consulta virtual e de deliberar sobre um conjunto de recomendações.

Citações

“A natureza interligada da Agenda 2030 nos convoca a adotar abordagens integradas para o desenvolvimento sustentável. A resposta global à AIDS sempre exigiu que trabalhássemos desta maneira, especialmente no que se refere a enfrentar os fatos sociais e estruturais que contribuem para a propagação do HIV.”

Helen Clark, presidente do Grupo de Desenvolvimento da ONU (UNDG) e Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coorganizadora do Comitê Global de Revisão sobre o Futuro do UNAIDS

“O Programa Conjunto é singular. Nós fomos capazes de demonstrar que podemos mobilizar diversas alianças, engajar-nos em diferentes formas de governabilidade, entregar resultados e assegurar que as pessoas não sejam deixadas para trás. É preciso preservar estes elementos fundamentais, ao mesmo tempo em que introduzimos mudanças que vão acelerar a resposta à AIDS.”

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, coorganizador do Comitê Global de Revisão sobre o  Futuro do UNAIDS

“Por haver acompanhado a jornada do UNAIDS por duas décadas, eu posso dizer com segurança que o Programa tem diversas qualidades que são extremamente relevantes para os esforços atuais em torno da reforma das Nações Unidas. Mas até mesmo o UNAIDS deve se adaptar ao movimento vigente. Nós recebemos a tarefa de identificar desafios-chave e fazer recomendações viáveis, capazes de gerar mudanças reais.”

Lennarth Hjelmåker, Embaixador Especial da Suécia para Saúde Global, copresidente do Comitê Global de Revisão sobre o  Futuro do UNAIDS

“O UNAIDS continua a ser reconhecido como uma prática boa a inovadora 20 anos depois de sua criação. Seus esforços para incluir a sociedade civil, as populações-chave e aqueles mais afetados pelo HIV mostram como o Programa Conjunto valoriza uma abordagem responsável ao abordar uma epidemia, além da transparência para com os mais afetados. Isso deve continuar assim.”

Jeffry Acaba, Líder para Advocacy e Educação , Liderança Jovem (Rede de Populações-Chave Jovens no Pacífico Asiático), Delegação das ONGs para o PCB do UNAIDS para Ásia-Pacífico, membro do Comitê Global de Revisão sobre o  Futuro do UNAIDS

Verified by MonsterInsights