Webdocumentário sobre o programa AMAZONAIDS retrata desafios e lições da resposta à epidemia de AIDS no Alto Solimões (AM)

O Plano Integrado da ONU de apoio à resposta à epidemia de AIDS no Amazonas, conhecido como AMAZONAIDS, fez nesta quinta-feira (17/11), em Tabatinga (AM), o pré-lançamento do webdocumentário AMAZONAIDS – Na Fronteira de uma Epidemia. O filme é fruto de uma parceria entre o UNAIDS e a rede de produção jornalística independente Eder Content.

18/08/2015 - Tabatinga/Amazonas: Projeto Amazonaids: Fotografia: ©Cacalos Garrastazu/EderContent_2015

Avenida da Amizade, que liga a cidade de Tabatinga (AM), no Brasil, à cidade de Letícia (Colômbia). Foto: Cacalos Garrastazu/EderContent-UNAIDS

“Esse documentário é importante não apenas para registrar as ações feitas no Alto Solimões desde 2008, mas também para dar visibilidade aos desafios da resposta ao HIV na região de fronteira”, disse o Assessor para Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS, Cleiton Euzébio de Lima, durante o lançamento do webdocumentário. “Nesse sentido, o filme vai além das questões de saúde e fala também de desafios como a violência contra as mulheres, questões de sexualidade e direitos humanos, incluindo os da população LGBTI+”, acrescentou.

O pré-lançamento do webdocumentário aconteceu no Centro de Estudos Superiores do Campus Tabatinga da Universidade Estadual do Amazonas, na região do Alto Solimões – situada a cerca de 1.100 km de Manaus, na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.  A exibição do filme aconteceu como parte da aula inaugural do curso de educação à distância “Juventudes, sexualidades e prevenção das DST/AIDS”, também elaborada pela UNESCO e parceiros no âmbito do AMAZONAIDS. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes, incluindo representantes da Universidade e das Secretarias de Saúde e Educação do Amazonas e profissionais dessas áreas das principais cidades da região: Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

WhatsApp Image 2016-11-17 at 21.21.16

Lançamento do webdocumentário contou com a presença de Arnaldo Ferreira, Silvério Tikuna e Gleissimar Campelo, que participaram das gravações. Foto: Cleiton Euzébio/UNAIDS Brasil

AMAZONAIDS – Na Fronteira de uma Epidemia

O webdocumentário tem o objetivo retratar a difícil realidade da resposta ao HIV no Norte do Brasil. Além da parceria entre UNAIDS e Eder Content, a realização do filme contou também com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), bem como do Grupo Gestor do AMAZONAIDS, o que inclui parceiros dos governos federal, estadual e municipais, sociedade civil e populações locais que contribuíram e contribuem para a resposta à epidemia na região.

“O AMAZONAIDS foi um trabalho precursor no que chamamos hoje de atuação local, adotada pelo UNAIDS mais tarde como abordagem para a resposta à epidemia em todo o mundo. Ou seja, de que não podemos olhar para um país e tratar as questões como específicas de um país inteiro, e sim adaptar as respostas para as questões locais”, explica Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil.

Filmado em agosto de 2015, o webdocumentário tem como pano de fundo a história de Maria Paula, mulher trans peruana de 31 anos que cruza a fronteira para buscar atendimento e tratamento antirretroviral no lado brasileiro. Assim como ela, cerca de 10% das pessoas que buscam tratamento em Tabatinga são colombianos ou peruanos, segundo dados da Secretaria de Saúde do município. Através de sua história de superação – desde o drama vivido no momento do diagnóstico até suas expectativas para o futuro com a adesão ao tratamento -, o filme traz o relato de pessoas diretamente envolvidas na resposta à epidemia de AIDS nessa região de fronteira e retrata os desafios e lições aprendidas ao longo de quase uma década.

“O objetivo maior era de que as pessoas que vivem nessa região pudessem, independentemente de sua nacionalidade, ter acesso à assistência tanto no lado brasileiro, como peruano, como colombiano. Assim como as pessoas vivendo com HIV, que elas pudessem, sem estigma e sem discriminação, assumir sua condição sorológica”, conta Adele Benzaken, Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde e uma das idealizadoras do AMAZONAIDS.

Assista ao webdocumentário:

Foto de capa: Cacalos Garrastazu/EderContent-UNAIDS

Verified by MonsterInsights