Conheça o cenário para os investimentos em prevenção eficaz ao redor do mundo

O empenho político global fortalecido para a prevenção ao HIV deve ser seguido por um compromisso financeiro reforçado. Os sucessos da resposta global à AIDS até hoje foram alimentados por investimentos extraordinários. O montante total de recursos financeiros para a resposta nos países de renda baixa e média atingiu 19 bilhões de dólares em 2015, o dobro dos recursos disponíveis em 2006.No entanto, em 2015, o financiamento internacional para serviços dentro dos país diminuíram pelo segundo ano consecutivo, para 8,2 bilhões de dólares – uma redução de 7% em relação aos 8,7 bilhões de dólares registrados em 2014. O investimento doméstico público e privado aumentou 0,4 bilhão de dólares no mesmo período, resultando aproximadamente em uma disponibilidade total similar de recursos em 2014 e 2015.

Os dados disponíveis mostram que os investimentos na prevenção do HIV aumentaram ligeiramente ao longo do tempo em vários países.

No entanto, aumentos mais rápidos nas despesas com o tratamento do HIV traduzem-se numa tendência decrescente na percentagem total de recursos dedicados a uma vasta gama de serviços de prevenção, incluindo a prevenção da transmissão de mãe para filho, atingindo, nos últimos anos, cerca de 20% do compromisso assumido no âmbito da Declaração Política sobre HIV e AIDS de 2016 –  de assegurar que os recursos financeiros para a prevenção do HIV sejam adequados e constituam nada menos do que um quarto da despesa global com AIDS.

Verified by MonsterInsights