Empoderando de jovens mulheres e meninas para redução de novas infecções pelo HIV

As mulheres jovens com idades entre 15 e 24 anos correm um risco particularmente elevado de infecção pelo HIV, representando 20% das novas infecções entre os adultos em todo o mundo em 2015, apesar de representarem apenas 11% da população adulta.Esses números são influenciados, majoritariamente, pelo que acontece no continente africano. Na África Subsaariana, por exemplo,  as mulheres jovens representaram 25% das novas infecções por HIV entre pessoas acima de 15 anos e as mulheres em geral representaram 56% das novas infecções por HIV entre adultos.

As desigualdades de gênero, incluindo a violência de gênero, agravam a vulnerabilidade fisiológica das mulheres e meninas ao HIV e impedem seu acesso aos serviços de saúde voltados para o HIV.

Aos jovens é negada a informação e a liberdade de tomar decisões livres e informadas sobre a sua saúde sexual, sendo que a maioria deles não tem o conhecimento necessário para se proteger do HIV. O impacto dessas barreiras é mais forte em contextos de alta prevalência, predominantemente na África Oriental e Austral.

Verified by MonsterInsights