16 Dias de Ativismo: UNAIDS pede ações para manter as meninas na escola e eliminar a violência de gênero

Em apoio aos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional de Direitos Humanos, pedindo ações urgentes para manter as meninas na escola, acabar com a violência de gênero e reduzir a vulnerabilidade das meninas ao HIV.

Assegurar que as meninas tenham acesso à escolaridade, em particular ao ensino secundário e à educação sexual abrangente, reduz drasticamente o risco de gravidez indesejada e infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Também pode desempenhar um papel central na capacitação das meninas e mulheres jovens na prevenção da violência de gênero.

“As adolescentes e as jovens mulheres devem ter acesso à informação de que necessitam para estarem confiantes em suas decisões sobre sua saúde, seus corpos e seu futuro”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS.

Um novo relatório divulgado pelo UNAIDS antes do Dia Mundial contra a AIDS, em 1º de dezembro, Get on the Fast-Track: the life-cycle approach to HIV (traduzido livremente para Entre na via rápida: acelerando a resposta ao HIV com enfoque na abordagem do ciclo de vida), mostra que o período entre 15 a 24 anos de idade é extremamente perigoso para as mulheres. Em 2015, cerca de 7.500 jovens foram infectadas pelo HIV por semana. As mulheres jovens que não têm educação formal possuem duas vezes mais probabilidade de se infectar com o HIV do que as mulheres jovens que têm alguma escolaridade.

As mulheres jovens escolarizadas têm mais oportunidades no mercado de trabalho e têm maior probabilidade de ser financeiramente independentes. Em geral, elas se casam mais tarde e têm filhos quando estão mais velhas e estão melhor preparadas para os desafios de criar uma família. A conquista dos direitos da mulher à saúde sexual e reprodutiva e o avanço do empoderamento das mulheres são cruciais para reduzir o impacto da epidemia de HIV.

 

O dia 25 de novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que lança #16dias de ativismo contra a violência de gênero! Vamos nos unir! Como? Poste uma foto ou vídeo vestido laranja com sua mensagem explicando por que você apoia esse movimento. Use as hashtags #orangetheworld e #16dias

Verified by MonsterInsights