Primeiras-damas do G20 promovem a prevenção entre jovens

A primeira-dama da China, Peng Liyuan, e os seus homólogos de outros países do Grupo dos 20 (G20) participaram de um evento na Universidade de Zhejiang, em Hangzhou (China), para conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre o HIV. O evento, que faz parte da campanha Red Ribbon Health Ambassador’s Campus Tour, aconteceu em paralelo ao encontro de cúpula do G20, onde os líderes das economias mais importantes do mundo se reuniram para sua reunião anual.

As primeiras-damas, ministro da China da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar, Li Bin, e Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, também participaram do evento. Eles se encontraram com estudantes e fizeram um gesto simbólico de colocar fitas vermelhas em um painel, como forma de demonstrar apoio à causa.

“Esta reunião é mais uma expressão do forte compromisso da China para acabar com a AIDS até 2030”, disse Ms Li.

Sidibé expressou sua apreciação pelos esforços da China após o evento. “Nós só conseguiremos acabar com a epidemia de AIDS se pararmos novas infecções pelo HIV entre os jovens. A campanha da China sobre HIV nas universidades é um grande começo”, disse ele.

20160905_china_3

Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS, e as primeiras-damas do G20 promovem a prevenção ao HIV entre jovens. Foto: UNAIDS

A campanha Red Ribbon Health Ambassador’s Campus Tour (em português: Tour de Campus do Embaixador de Saúde do Laço Vermelho) foi lançada em novembro de 2014 com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a prevenção do HIV e promover um estilo de vida saudável entre os estudantes. Cerca de 20 faculdades e universidades e 10 escolas médicas participam da campanha, atingindo cerca de 400 mil estudantes.

Os jovens estão em maior risco de infecção pelo HIV. Em 2015, havia 3,9 milhões de jovens entre 15 e 24 anos vivendo com HIV e 670 000 novos casos de infecção pelo HIV entre este grupo etário. Para alcançar o compromisso mundial de acabar com a AIDS  até 2030, os países se comprometeram a assegurar que, até 2020, 90% dos jovens tenham qualificações, conhecimentos e capacidade para se proteger do HIV e tenham acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva.

 

20160905_china_1

A primeira-dama da China, Peng Liyuan, e os seus homólogos de outros países do G20 participaram de um evento para conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre o HIV. Foto: UNAIDS

 

Sidibé está em uma missão de uma semana à China, onde participou do encontro de cúpula do G20 cujo foco é a promoção do crescimento econômico estável. Ele também se reuniu com líderes empresariais internacionais no encontro do B20, que debateu questões sobre como a comunidade empresarial pode contribuir para o crescimento sustentável e equilibrado da economia mundial.

Durante esta visita à China, Sidibé também discutiu os desafios de financiamento para a resposta global ao HIV com Roberto Azevêdo, Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Jim Yong Kim, presidente do Grupo Banco Mundial, e Christine Lagarde, Diretora do Fundo Monetário Internacional.

Verified by MonsterInsights