UNAIDS Brasil apresenta na Conferência de AIDS em Moscou suas experiências sobre prevenção em grandes eventos esportivos

O UNAIDS Brasil participou da 5ª Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central, que aconteceu entre 23 e 25 de março, em Moscou, para apresentar, a convite da organização do evento, suas experiências com iniciativas de prevenção e promoção dos princípios de zero discriminação em grandes eventos esportivos, como as campanhas Proteja o Gol – realizada na Copa do Mundo de 2014 -, Viver Melhor – veiculada em TV aberta desde setembro de 2015 em parceria com a TV Globo – e #EuAbraço – que ganhará as ruas do Rio e as redes sociais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Realizada em 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Proteja o Gol  foi a campanha mundial do UNAIDS para a conscientização sobre HIV durante os jogos. A campanha usou o poder do esporte para unir as pessoas ao redor das metas de zero discriminação, zero morte relacionada à AIDS e zero nova infecção – os princípios de base para atuação do UNAIDS.

O lançamento da campanha Proteja o Gol no Brasil (Foto: UNAIDS Brasil)

“As conexões criadas pelo esporte entre pessoas e continentes foram responsáveis pelo sucesso da campanha, que rodou o mundo”, conta Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil. “Além de toda a mobilização de voluntários, distribuição de preservativos e folhetos informativos, a Proteja o Gol teve como símbolo desse esforço global pelo fim da AIDS a assinatura de uma bola de futebol por chefes de Estado, autoridades da ONU e celebridades de diversos continentes.”

A segunda iniciativa apresentada durante o encontro na Rússia foi a Viver Melhor, desenvolvida em parceria com a área de Responsabilidade Social da Globo, que já havia sido veiculada mais de 20 mil vezes entre setembro de 2015 – data de seu lançamento – e março de 2016.

A campanha mostra um jovem praticando o slackline, esporte popular nas praias brasileiras, e alerta para a importância da testagem para o HIV. Através de uma combinação bem-sucedida de linguagem jovem com esporte, a mensagem alcançou milhões de lares no Brasil, tendo sido veiculada diversas vezes até mesmo os intervalos mais importantes do horário nobre da TV brasileira, chegando a alcançar um público diário médio estimado de quase 100 milhões de pessoas.

BIG_9595

A Diretora do UNAIDS Brasil, Georgiana Braga-Orillard, apresentando as experiências brasileiras em Moscou

“Com a Viver Melhor, em parceria com a Globo, nós conseguimos tornar nossa linguagem ainda mais jovem e alcançar um público que parece não saber como reagir às informações disponíveis sobre prevenção e sexualidade envolvendo o HIV”, explica a Diretora do UNAIDS no Brasil. “O esporte é uma linguagem universal e que atrai muitos jovens. Estamos certos de que agregamos elementos importantes a este debate em nível nacional.”

Para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o UNAIDS se uniu ao Ministério da Saúde e a parceiros de dentro e de fora da ONU, para promover uma campanha de conscientização voltada para o princípio 6 da Carta Olímpica – zero discriminação – e para ações de resposta ao HIV.

“O esporte é uma linguagem universal e que atrai muitos jovens. Estamos certos de que agregamos elementos importantes a este debate em nível nacional.”

Em sua participação no encontro de Moscou, a Diretora do UNAIDS apresentou os primeiros esboços dos preparativos para campanha chamada de #EuAbraço, que mobilizará as pessoas, por meio do simples gesto de um abraço, para que literalmente abracem causas positivas e importantes como o respeito à diversidade, a prevenção ao HIV, o espírito olímpico e os direitos humanos, entre outros.

A #EuAbraço terá mensagens de prevenção, testagem e zero discriminação em português, inglês, espanhol e francês. Com ações concentradas no Rio de Janeiro e em Salvador, a campanha fará –  por meio de voluntários e parceiros – a distribuição de preservativos e materiais informativos sobre estes temas centrais.

5ª Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central

A 5ª Conferência de AIDS da Europa Oriental e Ásia Central, que aconteceu entre 23 e 25 de março, em Moscou, pediu aos governos, organizações internacionais, empresas e organizações da sociedade religiosa e civil que acelerassem a resposta ao HIV na região.

A declaração dos resultados da conferência inclui referências específicas para a necessidade de programas de prevenção ao HIV baseadas em evidências, incluindo a redução de danos, aumento do financiamento interno e mais apoio para organizações da sociedade civil.

Além disso, a declaração convida os governos da Europa Oriental e da Ásia Central a reafirmarem o seus compromissos com a meta de acabar com a epidemia de AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A conferência reuniu 2.500 participantes de 79 países e contou com mais de 350 apresentações plenárias e paralelas.

Verified by MonsterInsights