UNAIDS Brasil é premiado pela iniciativa Zero Discriminação e sua contribuição para a causa LGBTI+

O UNAIDS Brasil foi um dos homenageados pelo Prêmio Aliad@s da Cidadania LGBTI+ 2016, concedido pela ONG Grupo Dignidade, durante o encontro Testagem, Tratamento e Prevenção Combinada do HIV entre Gays e outros HSH (homens que fazem sexo com homens), realizado nesta segunda-feira (14/3) em Curitiba. O Prêmio reconhece as contribuições de pessoas e instituições em relação ao fortalecimento da cidadania das pessoas LGBTI+ no Paraná.

Entre os 24 homenageados deste ano, marcando a comemoração dos 24 anos do Grupo Dignidade, o UNAIDS Brasil foi premiado pelo desenvolvimento da iniciativa #ZeroDiscriminação desde 2014 no país. A #ZeroDiscriminação é uma iniciativa que reúne atividades voltadas para a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTI+, a capacitação de jovens ativistas LGBTI+ e o enfrentamento do estigma e da discriminação relacionados ao HIV, orientação sexual, raça, religião, deficiência e identidade de gênero.

“É uma honra receber um reconhecimento do Grupo Dignidade na ocasião da comemoração dos seus 24 anos. Este prêmio celebra os esforços do UNAIDS em relação ao trabalho de zero discriminação, que é central para a resposta à epidemia”, agradeceu a Diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard. “Estou muito feliz de também ver nosso trabalho com jovens lideranças sendo igualmente reconhecido pelo Prêmio.”

942595_1735129943384521_1239287709395360440_n

Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS Brasil, e os youtubers do Canal Põe na Roda com os prêmios Aliad@s da Cidadania LGBT 2016.

Para Toni Reis, Diretor-Executivo da ONG Grupo Dignidade, “é fundamental termos aliados e aliadas nessa difícil jornada de enfrentamento da LGBTfobia existente em nossa cultura”, escreveu em comunicado à imprensa. Para isso, continua, “contamos com aliados e aliadas que devem, sim, ser reconhecidos e elogiados pelas ações que realizam e que ajudam a cumprir a missão do Grupo Dignidade.”

Fundada em 1992 em Curitiba, a ONG defende os direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e é pioneira na promoção da cidadania LGBTI+ no estado do Paraná. Desde o início da epidemia do HIV, o Grupo Dignidade desenvolve um papel importante na promoção da prevenção ao HIV em comunidades de gays e HSH, assim como no enfrentamento do estigma e da discriminação. Em seus 24 anos, o Grupo Dignidade é considerado uma referência internacional pelo trabalho desenvolvido junto a estas comunidades e pela representatividade que tem assumido tanto em fóruns nacionais quanto internacionais.  

“Testagem, Tratamento e Prevenção Combinada do HIV entre Gays e outros HSH”

Em Curitiba, a Diretora do UNAIDS Brasil participou também da abertura do Encontro “Testagem, Tratamento e Prevenção Combinada do HIV entre Gays e outros HSH”, organizado pelo Grupo Dignidade e que precedeu a premiação, em Curitiba.

10987655_980938565320968_2663474176303756090_n

Toni Reis, Diretor-Executivo do Grupo Dignidade, discursa durante a abertura do encontro.

O encontro, que acontece de 14 a 16 de março, busca discutir a ampliação do acesso a metodologias e práticas inovadoras de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV entre a população-chave de gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) no Brasil.

Curitiba foi uma das 25 cidades do mundo convidadas pelo UNAIDS para assinar a Declaração de Paris, assumindo o compromisso com as metas 90-90-90, no dia 1º de dezembro de 2014, Dia Mundial de Luta Contra AIDS.

Saiba mais sobre o Encontro aqui.

Verified by MonsterInsights