Contagem regressiva para Reunião de Alto Nível da ONU sobre o fim da AIDS

Em pouco menos de 100 dias, acontecerá em Nova York a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o fim da AIDS.

A reunião, que será realizada entre 8 e 10 de junho, estará focada na importância da aceleração da resposta ao HIV nos próximos cinco anos, colocando o mundo no caminho certo para acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Esta meta faz parte do compromisso assumido pelos países na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A reunião será convocada pelo Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mogens Lykketoft, e cofacilitada por Jürg Lauber, Representante Permanente da Suíça nas Nações Unidas, e Patricia Mwaba Kasese-Bota, Representante Permanente da Zâmbia na ONU.

“Estamos em um momento crítico na resposta à epidemia de AIDS”, disse Lykketoft. “Todos os Estados-Membros devem trabalhar em conjunto sobre uma forte declaração política que crie as condições necessárias para a Aceleração da Resposta  e  fim da epidemia da AIDS até 2030.”

100

A artista Natascha Veen com uma arte que traduz o significado do fim da epidemia de AIDS como o alcance da meta #ZeroDiscriminação.

A Aceleração da Reposta  proposta pelo UNAIDS tem um conjunto de metas com prazos, entre as quais: a redução do número de pessoas infectadas pelo HIV de 2 milhões em 2014 para menos de 500 mil em 2020; a redução do número de pessoas que morrem por causa da AIDS de 1,2 milhão em 2014 para menos de 500 mil em 2020; e o fim da discriminação relacionada ao HIV.

“Nos próximos cinco anos, temos uma curta janela de oportunidade para mudarmos a marcha e colocarmos a resposta global ao HIV em linha com a Aceleração da Resposta para acabar com a epidemia de AIDS”, disse o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé. “Essa reunião será fundamental para aproveitar o que construímos até o momento e assegurar o compromisso global de acabar de vez com a epidemia.”

97-1

Clarissa Regede, do Youth Engage em Harare, Zimbábue, posa com um cartaz sobre a Reunião de Alto Nível pedindo por mais acesso aos serviços de saúde sexual e saúde reprodutiva por jovens mulheres.

O mundo precisa urgentemente aumentar os investimentos na resposta ao HIV para não correr o risco de perder as principais conquistasalcançadas nos primeiros 15 anos do milênio.

Em 2015, cerca de 21,7 bilhões de dólares foram investidos na resposta à AIDS em países de baixa e média renda. Os investimentos devem aumentar, ano a ano, a partir de 2015, até alcançarem um crescimento de 40% em 2020 – na comparação com 2015 -, para que alcancemos as metas de Aceleração da Resposta.

A adoção da abordagem de Aceleração da Resposta  – com foco no local e na população – e a realocação  de recursos para lugares onde eles sejam mais necessários garantirão que as populações mais afetadas pelo HIV sejam alcançadas por serviços de saúde e de tratamento. O cumprimento de todas as metas de Aceleração da Resposta dentro do prazo,  assegurará que o total estimado de recursos comece a cair em 2021. Sem estes investimentos imeditados, o mundo corre o risco de prolongar a epidemia indefinidamente.

PGA

“Acabar com a AIDS significa: eliminar a discriminação relacionada ao HIV.” Mogens Lykketoft, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Nova Iorque.

Na última Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre AIDS, realizada em 2011, os líderes mundiais definiram um alvo de tratamento ambicioso de 15 milhões de pessoas com acesso a antirretrovirais até o final de 2015. O Secretário-Geral das ONU, Ban Ki-moon, anunciou no ano passado que esta meta foi alcançada e ultrapassada, com quase 16 milhões de pessoas em acessando antirretrovirais em meados de 2015 – número que representa o dobro do registrado em 2011.

Neste período que antecede a reunião de junho, pessoas vivendo ou afetadas de alguma forma pelo HIV, sociedade civil, o setor privado, governos e organismos regionais irão se reunir em uma série de reuniões e eventos para reafirmar as prioridades da resposta ao HIV.

A contagem regressiva de 100 dias para a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a AIDS poderá ser acompanhada pelos canais de comunicação do UNAIDS, com mensagens de parceiros ao redor do mundo sobre o que o fim da AIDS significa para eles.

Verified by MonsterInsights