Líderes globais da saúde definem prioridades para a cobertura universal na área

Líderes mundiais da saúde pública e principais protagonistas envolvidos no tema ao redor do mundo se reuniram na Conferência do Prêmio Prince Mahidol, no final de janeiro, em Bangkok (Tailândia), para discutir como recursos limitados em saúde podem ser utilizados da forma mais eficiente na prestação dos cuidados de saúde de alta qualidade.

Sua Alteza Real Princesa Maha Chakri Sirindhorn, da Tailândia,  abriu a conferência dizendo que o evento veio em um momento-chave, na sequência da adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos países em 2015. O Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibé, fez um discurso falando sobre a necessidade de uma mudança de paradigma, passando de uma resposta da doença a uma abordagem centrada nas pessoas.

A conferência realizada em Bangkok (Tailândia), de 26 à 31 de janeiro, teve como  tema “Definindo Prioridades para a Cobertura Universal de Saúde”. O evento deu boas-vindas a mais de 900 oficiais de governo, representantes de organizações intergovernamentais, parceiros do desenvolvimento internacional e pesquisadores de cerca de 50 países.

A Tailândia é um dos países que foram bem-sucedidos ao colocar as pessoas no centro de seu plano de cobertura de saúde universal. Além disso, a Tailândia é hoje uma das lideranças no aumento de serviços prestados em âmbito comunitário. A Administração Metropolitana de Bangkok, por exemplo, trabalha em estreita colaboração com a sociedade civil e as comunidades.

Durante sua passagem pela  Tailândia,  acompanhado pela vice-governadora de Bangkok Pusadee Tamthai, Michel Sidibé visitou dois programas liderados pela comunidade. Um deles, conhecido como SWING (do inglês Service Workers in Group Foundation), apoia profissionais do sexo, fornecendo informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, aconselhamento sobre o HIV, testes, tratamento, cuidados e serviços de apoio.

Sidibé também visitou a clínica Tangerine, situada no Centro de Pesquisas da AIDS da Cruz Vermelha Tailandesa, que é a primeira clínica a oferecer serviços abrangentes de saúde sexual para transsexuais na Tailândia. Praphan Phanuphak, diretor do Centro de Pesquisas, é um dos pioneiro no movimento de AIDS e tem demonstrado como a ciência, integrada ao trabalho comunitário, pode trazer cuidados de saúde às pessoas mais marginalizadas.

 

Citações

“É hora de abordar elos estreitos entre  saúde, injustiça, desigualdade, pobreza e conflitos. Nosso desafio global para alcançar a cobertura de saúde universal será a forma de alcançar os mais vulneráveis e marginalizados—os mais difíceis de serem alcançados “.

  • Michel Sidibé, Diretor Executivo do UNAIDS

“À medida que estabelecermos prioridades, vamos manter as pessoas no centro, especialmente as mais vulneráveis.”

  • Mirai Chatterjee Diretor, SEWA Segurança Social, Associação de Mulheres Autônomas, Índia

“Empoderar as pessoas é essencial para uma boa cobertura universal de saúde, pois só quando as pessoas tiverem voz, serão capazes de reivindicar os serviços que elas realmente precisam. SWING e outras redes comunitárias e organizações da sociedade civil (tailandesa) estão trabalhando com a Administração Metropolitana de Bangkok para garantir que suas vozes sejam ouvidas”.

  • Surang Janyam, Diretor, Trabalhadores de Serviços da Fundação Grupo (SWING)
Verified by MonsterInsights