Concurso iCount: rastreamento de dados para informações sobre HIV e serviços voltados para jovens

O HIV ainda afeta desproporcionalmente os jovens. Apesar dos grandes avanços alcançados em diversas áreas da resposta à epidemia de AIDS, o acesso a serviços de saúde – incluindo o teste para HIV e o tratamento capaz de salvar vidas – ainda é deficitário em muitos países.

O UNAIDS, em colaboração com a PACT – uma coalizão global de organizações da juventude – lançou um concurso no dia 7 de dezembro para desenvolver soluções tecnológicas que coletem dados para acompanhar o progresso realizado na expansão do acesso de jovens a informações sobre HIV, sobre saúde sexual e reprodutiva e sobre serviços nestas áreas.

“O iCount vai certamente garantir que os jovens não sejam deixados para trás na busca de soluções digitais para acabar com a epidemia de AIDS até 2030.”

Clarissa Regede, Youth Engage, Zimbabwe

Os dados coletados pelo iCount irão fornecer evidências para defender, de forma eficaz, a melhoria de políticas e programas de promoção da saúde e direitos sexuais e reprodutivos dos jovens em pelo menos 12 países.

O concurso acontecerá até o dia 14 fevereiro de 2016. O vencedor ganhará 15 mil dólares pela melhor solução tecnológica para o desenvolvimento de uma plataforma de dados para a prestação de contas; outras três menções honrosas ganharão 2 mil dólares cada.

Um processo de licitação formal será feito na sequência para decidir se a solução participante vencedora irá também desenvolver a plataforma para coletar esses dados.

Se houver acordo, a proposta vencedora terá a plataforma testada e implementada em pelo menos 12 países em 2016, como parte do ACT!2015, uma iniciativa global de jovens apoiada pela PACT e UNAIDS.

Usando o iCount, os jovens serão capazes de gerar dados próprios e de fácil entendimento  – capazes de inspirar ação e de mobilizar os jovens para defender seus  direitos humanos e, em última instância, responsabilizar os governos e provedores de serviços para que prestem contas sobre isto.

Mais informações disponíveis em http://youthpact.org/icount/.

Citações

“O iCount vai certamente garantir que os jovens não sejam deixados para trás na busca de soluções digitais para acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Como uma pessoa jovem, eu sinto que esta é uma grande oportunidade para nós de assumir o comando do futuro, tornando disponíveis aos formuladores de políticas e aos agentes de mudanças informações sobre nós por meio de aplicativos e plataformas destinadas a atender  nossas necessidades.

Clarissa Regede, Youth Engage, Zimbabwe.

Estou feliz por apoiar uma iniciativa inovadora que vai permitir que eu e muitos adolescentes e jovens de todo o mundo elevemos nossas vozes e trabalhemos em conjunto para melhorar a nossa saúde. No caminho para acabar com a epidemia de AIDS até 2030 e para alcançar a saúde para todos, o iCount dará aos jovens o poder de identificar as lacunas reais e fornecer oportunidades para ação coletiva e mudança social.

Daniel Tobon Garcia, Coalizão de Jovens para Direitos Sexuais e Reprodutivos e da PACT.

Na era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os jovens serão capazes de usar esta plataforma para orientar a prestação de contas e assegurar que as metas de acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e o fim da epidemia de AIDS até 2030 sejam atendidas.

Mimi Melles, Oficial de Programas para a Juventude, UNAIDS.

Verified by MonsterInsights