Abertas as nomeações do Prêmio Red Ribbon para homenagear e promover ação e liderança comunitária em AIDS

No Dia Mundial de combate à AIDS, o UNAIDS e parceiros da sociedade civil, em colaboração com os organizadores da 21ª Conferência Internacional sobre a AIDS, anunciam conjuntamente uma convocação global a nomeações para o Prêmio Red Ribbon 2016 (2016 Red Ribbon Award).  O prêmio será apresentado na 21ª Conferência Internacional sobre AIDS, que acontecerá em julho deste ano em Durban, na África do Sul. O objetivo é homenagear organizações de base comunitária por suas contribuições para a resposta à AIDS.

Estas organizações têm sido fundamentais para alcançar o progresso feito até agora rumo ao fim da epidemia de AIDS. Desde 2000, em todo o mundo, as novas infecções pelo HIV caíram 35% e as mortes relacionadas à AIDS tiveram queda de 42% em relação ao pico alcançado em 2004. Além disso, 15,8 milhões de pessoas que vivem com HIV têm agora acesso ao tratamento antirretroviral.

O Prêmio Red Ribbon é altamente respeitado por organizações comunitárias em todo o mundo. Em 2014, mais de mil candidaturas foram recebidas. O prêmio traz não apenas um merecido holofote sobre as respostas mais inspiradoras e inovadoras da comunidade, como também destaca a importância crucial desta resposta comunitária ao HIV e ajuda as comunidades a defender seu envolvimento na resposta à AIDS com líderes e tomadores de decisão locais, nacionais e globais.

O prêmio bienal é dado a 10 organizações que têm demonstrado, de forma excepcional, liderança comunitária e ação em HIV. As cinco categorias de premiação contemplam 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  • Saúde e bem-estar (ODS 3).
  • Redução das desigualdades (ODS 10).
  • A igualdade de gênero (ODS 5).
  • Paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16).
  • Parcerias e meios de implementação (ODS 17).

Estas categorias destacam também os elementos-chave das Metas de Aceleração da Resposta da Estratégia do UNAIDS a serem cumpridas até 2020 e cujo objetivo final é acabar com a epidemia de AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030.

Organizações comunitárias ativas nessas categorias têm um papel importante a desempenhar também no alcance das metas de tratamento 90-90-90 do UNAIDS até 2020, ou seja: que até 2020, 90% das pessoas vivendo com o HIV estejam diagnosticadas; 90% destas pessoas que conhecem seu estado sorológico positivo para o HIV estejam em tratamento; e 90% das pessoas em tratamento tenham com a carga viral indetectável.

Cada vencedor do prêmio receberá 10 mil dólares. Os representantes de cada órgão vencedor vão apresentar durante  21ª Conferência Internacional de Aids o trabalho de sua organização, suas prioridades, os desafios que enfrentam e suas abordagens para o envolvimento comunitário

As candidaturas serão aceitas de 1º de dezembro de 2015 até 14 de Fevereiro de 2016. As candidaturas podem ser submetidas online no site www.redribbonaward.org, onde informações adicionais podem ser encontradas.

Organizações de base comunitária trabalhando para deter e reverter a propagação do HIV são encorajadas a enviar suas candidaturas.

Apenas organizações de base comunitária com orçamento operacional anual inferior a 200 mil dólares poderão ser nomeadas. Além disso, somente serão aceitas organizações que estejam estabelecidas por mais de um ano do momento da nomeação.

Verified by MonsterInsights