Mensagem do Diretor Executivo do UNAIDS para o dia mundial de luta contra a AIDS 2015

O mundo se comprometeu em acabar com a epidemia de AIDS até 2030 como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este objetivo, ambicioso mas totalmente atingível, representa uma oportunidade única para mudar o curso da história para sempre, algo que nossa geração deve fazer para as gerações que virão.

Hoje, vivemos em comunidades em situação de vulnerabilidade onde as desigualdades podem persistir quando serviços essenciais não chegam às pessoas necessitadas. Para alterar esta dinâmica é preciso acelerar o ritmo de ação. Sabemos que o fortalecimento dos serviços locais para alcançar populações-chave irá nos conduzir a sociedades mais saudáveis ​​e mais resilientes.

A boa notícia é que agora temos o que é necessário para frear e reverter esta epidemia, a fim de evitar que ela volte a crescer: para prevenir um aumento nas novas infecções por HIV e nas mortes relacionadas à AIDS, bem como  para eliminar o estigma e a discriminação relacionados ao HIV.

Já chegamos a 15,8 milhões de pessoas com acesso a tratamentos que salvam vidas. E, cada vez mais, somos capazes de refinar os nossos esforços e sermos mais precisos em nossa capacidade de alcançar as pessoas que, por alguma razão, possam ter sido deixadas para trás. Com esta atenção à localização e à população,  os países são capazes de redistribuir as oportunidades para melhorar o acesso.

Neste Dia Mundial de Luta contra a AIDS, os países estão implementando a estratégia de Aceleração da Resposta do UNAIDS e, juntamente com um reforço nos investimentos, podemos esperar que as as lacunas nos serviços essenciais sejam fechadas de forma mais rápida. Isso significa que os recursos podem ir além e chegar a mais pessoas com resultados que promovam uma verdadeira mudança em suas vida.

Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo entrou em uma nova era de inovação e integração. Há uma maior compreensão sobre como as metas globais estão interligados e também há uma melhor consideração quanto à necessidade de de avançarmos juntos.

Acabar com a epidemia de AIDS significa que as meninas adolescentes e mulheres jovens tenham acesso à educação e serviços adequados para HIV e saúde sexual e reprodutiva. Isso significa que as populações-chave, tais como pessoas que usam drogas e pessoas trans, tenham pleno acesso aos serviços de saúde prestados com dignidade e respeito. E isso significa que toda criança nasça livre de HIV, e que elas e suas mães não apenas sobrevivam, mas prosperem.

Este é um momento empolgante na resposta à AIDS. Estamos criando momentum rumo a um futuro sustentável, equitativo e saudável para todos.


Michel Sidibé
Diretor Executivo do UNAIDS
Subsecretário-Geral das Nações Unidas

Verified by MonsterInsights