Países do BRICS se comprometem com a Aceleração da Resposta para o fim da epidemia de AIDS

Na primeira reunião do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os ministros da saúde do bloco BRICS adotaram a Declaração de Moscou, que define novos compromissos ousados na cooperação para a saúde global. Os compromissos incluem o fortalecimento dos vínculos entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a saúde pública, a colaboração na meta para a eliminação da tuberculose e a garantia do acesso a medicamentos de qualidade, eficazes, seguros e a preços acessíveis.

“Hoje nós temos as ferramentas para acelerar o fim da epidemia da AIDS”,
afirmou Luiz Loures, Diretor Executivo Adjunto do UNAIDS.

Durante este encontro, realizado dia 30/10 em Moscou, na Rússia, as autoridades também reforçaram seu compromisso de alcançar a meta 90-90-90 de tratamento do UNAIDS e de alinhar seus esforços nacionais com a meta de Aceleração da Resposta para alcançar o fim da epidemia de AIDS até 2030.

“Hoje nós temos as ferramentas para acelerar o fim da epidemia da AIDS. Com o papel de liderança do BRICS, podemos disponibilizar essas ferramentas às pessoas mais afetadas nas comunidades em maior risco de infecção pelo HIV”, afirmou Luiz Loures, Diretor Executivo Adjunto do UNAIDS.

Presidido pela Ministra da Saúde Russa, Veronika Skvortsova, o encontro contou com delegações de todos os cinco países do BRICS. Skvortsova confirmou que o Ministério da Saúde da Rússia duplicará o financiamento do governo para a sua resposta nacional ao HIV em 2016, a fim de prestar um apoio urgente para aumentar o acesso ao aconselhamento voluntário e à testagem para o HIV. Esta iniciativa também aumentará o acesso à terapia antirretroviral para que o acesso seja garantido a pelo menos 60% das pessoas que precisam do tratamento. “A Federação Russa está empenhada em aumentar ainda mais a colaboração dentro do BRICS em áreas-chave, como o HIV, a tuberculose e as doenças não-transmissíveis”, disse a Ministra Veronika Skvortsova.

20151030_Russia_01

Os ministros também discutiram as direções estratégicas, como os riscos de acordos TRIPS-Plus – consideradas medidas mais rigorosas de proteção de patentes -, e as oportunidades que o novo banco de desenvolvimento do BRICS terá para financiar programas de saúde inovadores.

“Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pretendem inaugurar um mundo novo, honesto e mais justo. O BRICS deve ser um dos líderes na condução em direção ao mundo mais justo e igualitário que queremos”, ressaltou Aaron Motsoeledi, Ministro da Saúde da África do Sul.

Verified by MonsterInsights