Direitos humanos no centro da resposta à AIDS é prioridade para Reunião de Alto Nível 2016 das Nações Unidas sobre AIDS

Em sua trigésima sessão, realizada em Genebra, na Suíça, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas deu um passo significativo no sentido de reafirmar que os direitos humanos são fundamentais para a resposta à AIDS.

O Conselho aprovou uma resolução solicitando um painel de discussão a ser realizado em março de 2016 sobre os avanços e desafios dos Direitos Humanos na epidemia de AIDS. O painel também vai marcar o vigésimo aniversário das Diretrizes Internacionais sobre HIV/AIDS e Direitos Humanos.

“Acabar com a epidemia de AIDS não será possível sem uma atenção renovada aos direitos humanos tanto das pessoas que vivem com HIV quanto das populações-chave. Esta resolução coloca a visão de zero discriminação do UNAIDS firmemente na agenda do Conselho de Direitos Humanos no âmbito da preparação para a Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre AIDS”, disse Mariangela Simão, Diretora de Direitos, Gênero, Prevenção e Mobilização Comunitária do UNAIDS.

A resolução pede que o Alto Comissariado das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (ACNUDH) prepare um resumo do painel de discussão para apresentação na Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo ano, que acontecerá antes da Reunião de Alto Nível sobre AIDS.

A resolução foi apresentada pelo Brasil, Colômbia, Portugal e Tailândia e foi apoiada  por cerca de 70 países de todas as regiões do mundo.

 

Verified by MonsterInsights