UNAIDS faz pesquisa mundial para melhor entender e apoiar ONGs na resposta ao HIV

O UNAIDS quer saber como a sociedade civil organizada tem mobilizado recursos estratégicos nos últimos anos para promover a resposta ao HIV em nível comunitário.

Esta análise será obtida por meio de uma pesquisa online feita em diversos idiomas, incluindo o português, cuja participação poderá ser feita até o próxmo dia 11 de setembro.  O objetivo do levantamento é melhor compreender as tendências de financiamento das ONGs e, assim, apoiar o setor de forma estratégica na aceleração da resposta para o fim da epidemia até 2030.  

A pesquisa engloba tanto os recursos de financiamento externos quanto nacionais,  recursos destinados para atividades programáticas específicas ou para suporte às necessidades organizacionais, além de outros temas importantes nesta área”, explica Cleiton Euzébio de Lima, Assessor de Mobilização Social e Trabalho em Rede do UNAIDS Brasil. “Esperamos que todas as organizações da sociedade civil engajadas na resposta contra a AIDS participem da pesquisa,  para que possamos obter o panorama mais completo possível a respeito da mobilização de recursos das ONGs em todo o mundo.”

O preenchimento do questionário leva cerca de 15 minutos. Na pesquisa, membros e apoiadores de ONGs com atuação na área  de HIV e AIDS precisarão fornecer apenas estimativas sobre financiamentos e investimentos de sua organização, não sendo necessário que se faça uma revisão detalhada destas informações. Cada organização poderá preencher a pesquisa apenas uma única vez.

A pesquisa está disponível em cinco idiomas, incluindo português.

Português –  https://pt.surveymonkey.com/r/FFFN7JQ

Inglês – https://www.surveymonkey.com/r/H275DFS

Francês – https://fr.surveymonkey.com/r/FVPL9CQ

Espanhol – https://es.surveymonkey.com/r/F7LXTFR

Russo – https://ru.surveymonkey.com/r/FVXRB52

Há um reconhecimento generalizado de que as respostas comunitárias ao HIV precisam ser impulsionadas, financiadas com recursos  mais substanciais e integradas aos planos nacionais de resposta à AIDS para que as Metas do UNAIDS de Aceleração da Resposta (Fast-Track) sejam realmente cumpridas até 2020. Um novo relatório do UNAIDS e da Stop AIDS Alliance fornece um resumo das evidências existentes neste sentido, mostrando como as respostas em nível comunitário podem trazer resultados positivos para a saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades em geral.

O relatório mostra como as respostas da comunidade podem alcançar as pessoas em necessidade de prevenção, tratamento e cuidados por meio de atividades como a advocacy, financiamento, participação em mecanismos de responsabilização, investigação e prestação de serviços. O relatório fornece uma classificação dos diferentes tipos de respostas comunitárias ao HIV e inclui exemplos ilustrativos de cada tipo de ação comunitária ao redor do mundo.

Verified by MonsterInsights