Brasil celebra a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Para lembrar à sociedade sobre o dia 30 de julho, Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, vários estados brasileiros iniciam hoje a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Serão realizados eventos, seminários, palestras, audiências públicas e caminhadas, e monumentos importantes serão iluminados.

Essas ações fazem parte da Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), implementada no Brasil em parceria com o Ministério da Justiça e com o apoio institucional do Grupo Globo. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre este crime, que ainda afeta a milhares de pessoas em todo o mundo. A campanha também destaca os mecanismos de denúncia, fundamentais para a investigação e conclusão dos casos.

Campanha UNODC

O UNODC pede a pessoas de todo o mundo que compartilhem suas fotos nas redes sociais com a hashtag #douesperança. Essa ação representa o compromisso da sociedade com as vítimas do tráfico de pessoas.

Vídeo Ivete Sangalo

A Embaixadora da Boa Vontade para a Campanha Coração Azul gravou recentemente um vídeo para explicar o que é o tráfico de pessoas e como a população pode denunciá-lo.

 Campanha no Brasil

Com o mote “Para que o sonho não vire armadilha”, a campanha brasileira, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, e replicada pela Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas nos Estados, tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos de aceitar propostas de trabalho suspeitas.

Eventos

Distrito Federal

Abertura da Semana de Enfrentamento no Distrito Federal

Durante a abertura, o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, destacou a importância de ações como essa para o enfrentamento ao tráfico de pessoas: “a conscientização da população é chave para prevenir que o tráfico de pessoas aconteça. Por isso, parabenizamos iniciativas como essa e reforçamos nosso compromisso com as sociedades por meio da Campanha Coração Azul.”Autoridades, Servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Distrito Federal, representantes do UNODC e sociedade civil participaram da Abertura da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realizada no dia 27 de Julho, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados

 

Em uma sessão solene realizada no dia 14 de julho, em Brasília, a Câmara dos deputados fez uma homenagem à Campanha Coração Azul contra o
Para ver a lista de eventos e ações programadas para a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, clique aqui. Tráfico de Pessoas. O presidente da sessão, Deputado Luiz Couto, destacou em sua fala medidas de enfrentamento ao tráfico de pessoas que vem sendo tomadas tanto no cenário internacional, como nacional, destacando o projeto de lei 7370 de 2014 que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e que aguarda aprovação no Senado Federal. Couto também chamou a atenção para o elevado de número de vítimas desse crime, dando especial destaque para mulheres e crianças.

Monumentos e edifícios iluminados

Diversos monumentos serão iluminados ao longo da semana para chamar a atenção para esta causa.

Saiba Mais

Campanha Coração Azul

 

Verified by MonsterInsights